Agricultura

Gestão lança piloto para atendimento presencial do GOV.BR em Teresina

Nesta primeira fase, o atendimento estará disponível também em todas as Unidades UAI de Minas Gerais (MG) e nas cidades de Lages (SC) e Niterói (RJ)

25/03/2024 14:41
Gestão lança piloto para atendimento presencial do GOV.BR em Teresina
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta segunda-feira (25/03), o piloto do programa de atendimento presencial do GOV.BR em Teresina, no Piauí (PI). O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo GOV.BR em todo o Brasil. Nesta primeira fase, o atendimento também já está disponível em todas as Unidades UAI de Minas Gerais (MG) e nas seguintes cidades: Lages (SC) e Niterói (RJ). A divulgação da iniciativa foi realizada durante uma atividade do Programa Nacional de Gestão e Inovação, também do MGI.
 
“Queremos que todo cidadão possa usufruir de forma igualitária aos benefícios do governo digital, exercendo plenos direitos à cidadania. Hoje a conta GOV.BR é um dos viabilizadores desse benefício, pois ela permite o acesso a mais de 4.200 serviços digitais”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “Esta iniciativa é para trazer inclusão digital e facilitar a vida da população brasileira que precisa acessar os serviços públicos”, complementou.

No atendimento presencial do GOV.BR, o cidadão contará com ajuda para resolver problemas de acesso à conta GOV.BR ou também solicitar serviços públicos digitais de forma segura e confiável. Segundo o secretário, a proposta do ministério é que o cidadão tenha um atendimento humanizado e focado na resolução de sua dificuldade.
 
Além desse atendimento especializado, o programa está estabelecendo parcerias com outros órgãos para disponibilizar acesso gratuito à internet para uso de serviços digitais, mediante identificação do cidadão com sua conta GOV.BR na rede wi-fi do órgão. É o caso da Justiça Federal de Primeiro Grau do Estado de Pernambuco (PE), que já aderiu ao programa e irá ofertar o acesso gratuito à internet em 10 unidades presenciais do estado.

“Muitas pessoas ainda enxergam o digital com alguma desconfiança, este atendimento presencial vai ajudar a quebrar esta barreira, além de ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades e autonomia digital”, disse Mascarenhas. Até o momento, o GOV.BR já possui mais de 152 milhões de contas ativas.
 
“O Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o termo de adesão ao Programa de Inclusão Digital e Atendimento Presencial do GOV.BR. Todo município terá um balcão, para quem não tem internet, ter um lugar para acessar o serviço público”, afirmou o governador do Piauí, Rafael Fonteles. De acordo com o governador, serão instalados mais de 224 pontos de atendimento presencial do GOV.BR e também do GOV.PI no estado. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov  e a declaração de imposto de renda pré-preenchida.

Locais
Em Minas Gerais, o atendimento presencial do GOV.BR será realizado em todas as 42 unidades da UAI espalhadas pelo estado. Já em Lages, a iniciativa vai funcionar no Balcão Cidadão. Na capital do Piauí, os cidadãos serão atendidos no Espaço da Cidadania Grand Dirceu. Em Niterói, o atendimento será realizado na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca. “Além dos pilotos em andamento, estamos firmando novas parcerias para oferecer a todo cidadão brasileiro um governo digital e inclusivo”, encerra o secretário.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/gestao-lanca-piloto-para-atendimento-presencial-do-gov-br-em-teresina
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