A Embratur assinou, nesta quarta-feira (6), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Azul Linhas Aéreas. O objetivo final do trabalho é fortalecer a conectividade do Brasil com o exterior para aumentar o número de turistas internacionais no país. A assinatura aconteceu na Feira Internacional de Berlim (ITB), que segue até esta quinta-feira (7), em Berlim, capital da Alemanha. O evento do ramo do turismo é um dos mais importantes da Europa, e a Agência está na ITB em parceria com o Sebrae. O ACT tem como data limite 31 de dezembro de 2026.
O plano de trabalho inclui o compartilhamento de informações, dados e estudos para otimização de ações tanto da Embratur quanto da Azul, a promoção da melhoria da experiência dos visitantes estrangeiros nos aeroportos brasileiros além de “ações conjuntas de marketing e promoção do turismo brasileiro no exterior, por meio de relações públicas e parcerias com a imprensa, campanhas publicitárias, eventos, feiras, workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil”.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o fechamento do acordo. “Quero agradecer muitíssimo à Azul pela parceria desde o 1º dia da nossa gestão na Embratur. Um ano depois de assumirmos a agência estabelecemos esse ACT, que é um avanço muito grande”, afirmou.
“As companhias aéreas são fundamentais para a construção do Brasil que nós queremos, que é esse país da diversidade, com grande território e que precisa fazer com que o mundo conheça cada localidade, cada canto, cada povo, cada cultura e cada gastronomia. Essa diversidade brasileira depende muito da boa relação do governo com as companhias aéreas e a relação com a Azul é uma referência para a gente”, completou Freixo, durante a assinatura do acordo na feira de Berlim.
Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da Azul, Fabio Campos, também ressaltou a importância de acordos como esse para o turismo brasileiro. “A Azul tem como vocação o cuidado e a boa experiência ao Cliente. E o Brasil tem um potencial extraordinário para atrair cada vez mais turistas estrangeiros, ampliando a conexão do país com o turismo internacional. A junção desses fatores, por meio do acordo de cooperação firmado entre a Azul e a Embratur, representa um passo importante nessa jornada e reforça o papel estratégico da aviação para o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Campos.
Atualmente, a Azul opera com voos internacionais partindo de várias cidades do país para a Argentina, Curaçao, Estados Unidos, França, Portugal e Uruguai.
Entre outras ações da nova parceria, caberá, exclusivamente, à Embratur, de acordo com o ACT, oferecer à Azul propostas e apoio técnico para ações em temáticas como afroturismo, diversidade e inclusão, sustentabilidade e ações climáticas, experiência do passageiro estrangeiro, cultura e gastronomia, inovação no turismo e melhoria dos produtos para o setor de turismo de negócios (Mice).
Pela parceria, a Azul ficará responsável, por exemplo, em atuar na ampliação da conectividade aérea do Brasil, estimulando o incremento do fluxo de visitantes estrangeiros, por meio de tarifas e ações promocionais divulgadas em conjunto, a realização de campanhas publicitárias em mercados-alvo comuns, “destacando as vantagens de escolher os seus serviços e divulgando a ‘Marca Brasil’ onde for aplicável e cabível”, e o fornecimento de bilhetes aéreos para apoiar a realização de ações de promoção do turismo pela Embratur.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, com mais de 1.000 voos diários e 160 destinos atendidos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações acesse www.voeazul.com.br/imprensa .
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)