Ministro das Cidades participa de Fórum sobre cidades resilientes na França
Jader Filho participa do 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima debate a descarbonização das cidades.
O ministro das Cidades, Jader Filho, está na França para representar o Brasil no primeiro Fórum Mundial de Edificações e Clima, organizado pelo governo francês e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Com apoio da Aliança Global para Edifícios e Construção, o fórum deve reunir pela primeira vez ministros e representantes de organizações do setor com o objetivo de impulsionar a colaboração internacional para a descarbonização e a resiliência das cidades, que foram previstos na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28).
Jader Filho explicou a participação brasileira no evento e destacou as diretrizes sustentáveis do novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV). "Nós estamos aqui representando o Brasil nesta discussão mostrando que o governo brasileiro tem preocupação com o meio ambiente e que as construções, sejam do Minha Casa, Minha Vida como tantas outras construções no Brasil, podem ser mais sustentáveis, podem ser mais ambientalmente corretas. Nós viemos trazer aqui a experiência brasileira. Falar sobre o novo Minha Casa, Minha Vida, mas também ouvir quais são as experiências a nível global das construções", afirmou o ministro.
O Fórum Mundial de Edificações e Clima acontece entre os dias 7 e 8 de março em Paris. São esperados mais de 800 participantes no evento que promove a oportunidade para que setores governamentais e privados discutam medidas para a construção de novos edifícios que cumpram as metas de zero emissão de carbono definidas durante a COP28 no ano passado.
Nesta quinta-feira (7), o ministro Jader Filho participa de sessões temáticas e reuniões. Entre as plenárias previstas para este primeiro dia, será debatido o rumo do setor de construção e edifícios para a emissão zero, eficiente e resiliente. Outro assunto que será abordado é a construção de habitações acessíveis, adequadas e sustentáveis. Na sexta-feira (8), o ministro Jander Filho vai fazer uma apresentação onde vai falar da experiência brasileira como o investimento do Novo PAC no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, que vai de encontro com o tema do Fórum.
O Fórum
Realizado pela primeira vez em Paris, o Fórum Mundial de Edificações e Clima é organizado pelo governo da França em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento recebe apoio da Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC), criada durante a COP21 com o objetivo de implementar, no setor de construção, a criação de edifícios resilientes e eficientes com zero emissões de carbono. Ao longo dos dois dias, o Fórum contará com diversas sessões abordando temas-chave, mesas-redondas de CEOs e ministros, reuniões plenárias, além de exposições de soluções e propostas, proporcionando oportunidades de intercâmbio, networking e colaboração.
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte