“Revelar Talentos” quer encontrar futuros campeões nas categorias de base
Atletas celebram iniciativa e destacam importância do novo programa
O Ministério do Esporte apresentou nesta quinta-feira (25/4), o programa "Revelar Talentos", com a finalidade de identificar e respaldar jovens atletas, de até 21 anos, com potencial para se destacarem. O programa inclui um processo seletivo personalizado para determinar a modalidade esportiva e a categoria mais apropriada para cada participante. No total, serão implementados 25 núcleos esportivos em todo o Brasil, e 15 deles já começam a ser estruturados este ano.
Durante o lançamento oficial do programa, que contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca, a equipe de atletas dos saltos ornamentais do Centro de Excelência da UnB esteve presente e falou sobre a importância da iniciativa para o esporte brasileiro. Rafael Max, de 19 anos, expressou gratidão pelo apoio. “Fiquei muito feliz por poder participar desse evento, e saber que o ministério está apoiando cada vez mais o esporte. Na condição de atleta bolsista sei a diferença que faz receber esse tipo de apoio. Me sinto reconhecido e só tenho que agradecer a todo mundo”, disse.
Luana Lira, que também prática saltos ornamentais, falou sobre como imagina o impacto desse projeto para o esporte no Brasil. “Eu gostei muito de ter tido a oportunidade de participar do evento de lançamento do Revelar Talentos. Para nós, atletas, é muito importante esse tipo de incentivo. Ele fortalece a certeza de que, cada vez mais, o esporte nos dá reconhecimento e visibilidade para continuarmos buscando melhorar o nosso treinamento e participar de mais competições”, afirmou.
Já o coordenador do Centro da UnB, Ricardo Moreira, destacou que o programa chega em boa hora. “Esse programa vai ser um divisor de águas para o esporte brasileiro, porque o que está faltando para o nosso país é ter mais investimento e apoio para os esportes de base, que ajude a projetar novos talentos. Saber que o Ministério do Esporte vai estar ainda mais engajado nesse processo é uma alegria”, concluiu.
A representante do projeto, a secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, exibiu satisfação por poder contribuir com políticas públicas para os atletas. "É uma grande satisfação para mim, que vivi a excelência esportiva em todas as etapas da minha vida de atleta, poder hoje contribuir com políticas públicas que vão acolher e apoiar a carreira desses jovens. Assim como eu, muitos deles tiveram o sonho de um dia vestir a camisa da seleção brasileira. Estar aqui hoje é verdadeiramente um feito grandioso para mim. E eu agradeço mais uma vez ao ministro André Fufuca por acreditar no meu trabalho e no meu potencial”, alegou.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte