Estado do Acre contará com novas opções de voos neste ano
A ação faz parte do “Conheça o Brasil Voando”, uma parceria entre o Ministério do Turismo e as empresas aéreas brasileiras
O Acre contará com novos voos ainda neste ano. A companhia aérea Azul informou que retornará, no início de outubro, as operações no aeroporto da capital Rio Branco. A ampliação da conectividade na malha área do estado contou com o apoio do Ministério do Turismo e foi comemorada pela ministra substituta, Ana Carla Lopes, durante evento de posse da nova diretoria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).
“Para promover destinos, a gente precisa de conectividade. Esse é um compromisso do Governo Federal”, frisou Ana Carla Lopes, fazendo um paralelo entre a defesa da união e reconstrução, pelo Governo Federal, com a interligação aérea do País. “Para ter união a gente precisa ligar o Acre ao Rio Grande do Sul, a gente precisa de mais trechos, mais frequência aérea e estamos atuando em prol disso”, concluiu a ministra substituta.
A ação é fruto da estratégia “Conheça o Brasil Voando”, do MTur, que conta com a parceria das companhias aéreas brasileiras, além da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Os novos voos serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes, o que aumentará em 50% a oferta de assentos no aeroporto de Rio Branco. Os dois voos vão conectar Rio Branco (AC) à Porto Velho (RO) e Belo Horizonte (MG).
“Estamos unidos, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Abear, e a Azul, Gol, Latam e Voepass para democratizar o acesso à aviação civil e reduzir o custo operacional das empresas aéreas. São ações que melhoram o ambiente de negócios, trazendo mais competitividade ao mercado no País”, disse Ana Carla.
“Isso é especialmente importante em um País de dimensões continentais, em que o transporte regional que fazemos assume um protagonismo maior ao permitir que regiões longe de grandes centros urbanos possam fazer conexões para mais lugares.”, afirma Fábio Campos, vice-presidente Institucional da Azul.
Turismo em Rio Branco
Quem visita a cidade de Rio Branco se encanta com lindos casarões históricos e as pontes que ligam as duas margens do rio Acre. O roteiro turístico ainda inclui o Palácio Rio Branco (1930), que tem estilo neoclássico e é sede do governo do estado.
Outra atração da capital são os parques urbanos. O principal deles é o Parque da Maternidade que conta com ciclovias, áreas verdes, bares e restaurantes e abriga a Casa dos povos da Floresta, a Biblioteca da Floresta e a Casa do Artesão. Destacam-se ainda, os parques Chico Mendes, Tucumã e Horto Florestal.
E como o estado está intimamente ligado à floresta Amazônica, o visitante também pode sobrevoar o Vale do rio Acre de balão. O passeio passa pelos misteriosos geoglifos - 478 figuras geométricas já localizadas no solo (quadrados, círculos, linhas e espirais) -, e mostra a biodiversidade da Amazônia de um ângulo privilegiado, a 300 metros de altura.
Estímulo ao turismo
Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a viajar pelo País. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Governo Federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo e o “Conheça o Brasil Cívico”, que tem como foco incentivar estudantes, professores e pesquisadores a conhecerem destinos que os conectem com a essência e a diversidade nacional.
Por: Ministério do Turismo (MTur)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte