Ministério do Esporte reforça ações para promover a atividade física e a inclusão social
Número de propostas apresentadas, projetos da Lei de Incentivo ao Esporte e audiências com parlamentares registraram aumentos significativos em relação ao ano passado
O Ministério do Esporte tem aumentado as ações para promover a missão de fazer do esporte um instrumento de integração e inclusão social, e os números de 2024 refletem esse compromisso.
Até o mês de abril, o ministério realizou um total de 80 audiências com parlamentares, o que representa um aumento de 73,91% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento feito pelo jornal O Globo, coloca a pasta em segundo lugar entre as que mais recebem parlamentares na Esplanada, atrás apenas da Secretaria de Relações Institucionais, cuja função é exatamente essa articulação.
Essa significativa ampliação das audiências demonstra o esforço do ministério em fortalecer sua articulação com o Congresso Nacional. Por meio desse diálogo, busca-se construir políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as necessidades da população, utilizando o esporte como ferramenta para promover a inclusão social e o desenvolvimento humano.
“Seguindo a orientação do presidente Lula, no Ministério do Esporte tenho conversado diariamente com parlamentares e demonstrado como é fundamental o envolvimento deles na missão de fazer do esporte um instrumento de integração e inclusão social. Os resultados que conseguimos nesse curto espaço de tempo demonstram que estamos no rumo certo”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca
Além do fortalecimento da articulação com o Congresso, o Ministério do Esporte tem alcançado outros avanços importantes em 2024. A pasta tornou-se a primeira a cadastrar e analisar todas as propostas do Novo PAC. Esse compromisso com a análise completa das propostas evidencia o empenho em garantir a eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Além disso, o número de propostas cadastradas, por meio de emendas parlamentares, já soma 712, superando o montante de 2023. Esse aumento mostra a confiança dos parlamentares no trabalho desenvolvido pelo Ministério e sua relevância para o país.
Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei de Incentivo ao Esporte também registra números significativos este ano. O número de projetos apresentados teve um crescimento de 29% em relação ao ano anterior. Além disso, 611 solicitações de Análise Técnica Orçamentária foram apresentadas até a 1ª quinzena de abril de 2024, o equivalente a 60% do ano inteiro de 2023.
Todos esses números consolidam o trabalho do Ministério na promoção do esporte e da atividade física no Brasil. Por meio de uma articulação eficaz com o Congresso Nacional e o compromisso com a implementação de políticas públicas inovadoras, o Ministério está contribuindo para uma sociedade mais saudável, inclusiva e solidária.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte