Ministério do Esporte lança pedra fundamental para construção de Espaço Esportivo Comunitário no CE
A previsão é que até 2025 sejam instalados mais de mil espaços, com campo de futebol, meia-quadra de basquete, pista de caminhada e parquinho infantil em todo o Brasil
A cidade de Morada Nova, no Ceará, foi um dos 239 municípios contemplados com um Espaço Esportivo Comunitário, previsto no Novo PAC do Esporte. A pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, André Fufuca, esteve nesta quarta-feira (3/4) na cidade, conhecida como terra do vaqueiro. No bairro Padre Assis Monteiro “Várzea”, ele participou do lançamento da pedra fundamental para construção do primeiro Espaço Esportivo Comunitário do Ceará e do Brasil.
Durante a solenidade, Fufuca recebeu a comenda de Amigo de Morada Nova, concedida pela Câmara de Vereadores da cidade, em reconhecimento aos serviços prestados àquela comunidade.
“É importante que tenhamos a visão do fortalecimento das estruturas esportivas no interior. Vivemos em um país em que 80% das escolas não têm estrutura esportiva alguma, grande parte do interior não tem nenhum tipo de lazer, esporte para as famílias e para a juventude. O esporte é uma saída para que possamos ter perspectiva de futuro, de crescimento e acima de tudo para crescer como ser humano, até porque o ministério visa não apenas à questão da formação dos campeões de medalha, mas dos campeões de cidadania, campeões de vida, pois o esporte a gente vê como uma porta fundamental para isso. Estar em Morada Nova, neste momento, é uma representação do reconhecimento, da força do interior, e principalmente a força do Nordeste brasileiro”, afirmou o ministro.
A previsão no Novo PAC do Esporte, lançado no dia 27 de agosto, é de 240 espaços, mas Fufuca assegura a construção de mais de mil espaços até 2025 por meio de recursos de emendas parlamentares. “Confio na sensibilidade e na força das bancadas estaduais, que estão ajudando muito o Ministério do Esporte. Acredito que chegaremos a esse número. Esse é o compromisso do MEsp com o esporte”, concluiu o ministro André Fufuca.
O secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, destacou a importância das obras do PAC. “Um lançamento extremamente importante, uma política pública que vem somar às ações do estado do Ceará. A gente que faz esporte, sabe que a prática esportiva está relacionada à disponibilidade de equipamentos esportivos. Quanto mais próximos da população os equipamentos esportivos estiverem mais a população pratica esporte. Tenho certeza de que será uma política que vai ganhar e vai ser sucesso em todo o país.”
Os Espaços Esportivos Comunitários serão formados por campo de futebol com grama sintética, meia-quadra de basquete, pista de caminhada, parquinho infantil, bem como locais e mobiliários públicos indutores de vínculos comunitários e incentivadores de uma vida ativa e saudável para todas as idades, em todas as regiões do Brasil, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte