Iphan abre edital para contratação do projeto de restauro da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF)
Presidente do Iphan e Ministra da Cultura fizeram o anúncio nesta segunda-feira 22/4, em conversa com jornalistas
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (MinC) anunciaram, nesta segunda-feira (22/04), a abertura do Edital de Licitação para Contratação do Projeto de Restauro da Praça do Três Poderes, projeto selecionado no Novo PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Com valor de investimento estimado em R$ 993 mil, a previsão é de que o projeto de restauro vencedor seja concluído até fevereiro de 2025.
Desde 2019, Iphan e Governo do Distrito Federal (GDF), responsável pela gestão e manutenção da Praça dos Três Poderes, debatem projetos e formas de conservação do local, que apresenta danos como o desprendimento das pedras portuguesas; falta de drenagem, que propicia o acúmulo de água; baixa acessibilidade para pessoas com deficiência; e desgaste das obras de arte da Praça.
“Após diálogo com o GDF, o Governo Federal, por meio do Iphan, viabilizará o projeto completo de restauro da Praça dos Três Poderes, um espaço tão importante para Brasília e para o País”, explicou o presidente do Iphan, Leandro Grass, em conversa com jornalistas nesta segunda-feira. “Uma vez elaborado o projeto, caberá ao Governo do Distrito Federal executar a obra”, acrescentou..
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou que a Praça dos Três Poderes é a mais importante do País. “Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, ela é um legado, um tesouro”, afirmou. “Estamos muito felizes por atender a esse pedido do nosso presidente Lula, que destacou a importância de tratarmos a cidade, a nossa capital, como ela merece”.
O escopo do projeto de restauro da Praça contemplará troca do piso, drenagem, acessibilidade, restauro de esculturas, iluminação e inclusão de câmeras de segurança, assim como recuperação do Museu da Cidade e do Espaço Lúcio Costa.
“É uma praça monumental, histórica, que acolhe um conjunto de monumentos e de referências culturais importantes, que estão inclusive no escopo do projeto”, detalhou Leandro Grass.
Monumentos e obras de arte que serão restaurados
- A Justiça
- Dois Candangos
- Espaço Lúcio Costa
- Herma de Israel Pinheiro
- Herma de JK;
- Herma de Tiradentes
- Marco Brasília
- Museu da Cidade
- Pombal
Confira o inventário da Praça dos Três Poderes
Por: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte