Ministério das Cidades toca obras de drenagem e habitação em Duque de Caxias
Ministro Jader Filho visitou a cidade na manhã desta segunda (29). Os projetos de canalização tem o objetivo de mitigar o problema de alagamentos e enchentes
O ministro das Cidades, Jader Filho, visitou na manhã desta segunda-feira (29) obras de infraestrutura e habitação no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O itinerário do ministro incluiu inspeções aos projetos do Parque Vila Nova, da Comunidade Dois Irmãos e do Canal Calombé, com a construção de prédios de apartamentos para a população local. As obras fazem parte de um projeto de urbanização com investimento total de R$ 136 milhões, sendo R$ 117 milhões em recursos do governo federal.
No Parque Vila Nova, a prefeitura irá construir 423 apartamentos para os moradores da comunidade. Na primeira fase da obra de canalização do Canal Caboclo, realizada em uma parceria entre a prefeitura e os governos federal e estadual, serão assentados 960 metros de galerias pré-moldadas de concreto armado entre as avenidas Paulo Moreno e Dr. Manoel Teles, até a foz do Rio Meriti. Nas laterais, serão construídas vias asfaltadas e travessias, que facilitarão a circulação de moradores e a manutenção do canal.
O canal é o principal responsável pelos alagamentos registrados em parte do centro da cidade, nos períodos de chuvas fortes e a obra vai beneficiar cerca de quatro mil moradores das comunidades Parque Vila Nova e Vila Ideal. Nas laterais, serão construídas vias asfaltadas e travessias, que facilitarão a circulação de moradores e a manutenção do canal. Na segunda fase, outros 1,3 mil metros serão canalizados até o bairro Trezentos, divisa do município com São João de Meriti.
Durante a visita, o ministro das Cidades, Jader Filho, acompanhado do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, destacou a parceria para a resolução do problemas das enchentes. “Na última forte enchente que tivemos aqui no Estado do Rio de Janeiro, o presidente Lula prontamente nos procurou para que tomássemos proviências”, lembrou o ministro. “Os projetos estão em análise e vocês tem o nosso compromisso de que vamos mitigar esse problema aqui a partir das novas obras do PAC, que vamos fazer em parceria com o Estado.”
O ministro também conheceu as obras de canalização do Canal Dois Irmãos, no bairro Parque Duque, lançadas no último sábado pela prefeitura, onde serão instalados 2.725 metros de galerias, além do bairro Figueira, onde o governo do estado, através do Instituto Estadual do Ambiente – INEA está canalizando os 4,5 km do Canal Calombé. As obras fazem parte do programa de combate às enchentes realizadas pelo estado e pelo município.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte