Energia

MME recebe propostas para elaboração do Plano Amostral do Balanço de Energia Útil

Prazo para envio das manifestações de interesse é até o dia 25 de maio de 2024. A execução dos serviços deverá ser de 230 dias

Agência Gov | Via MME
24/04/2024 16:48
MME recebe propostas para elaboração do Plano Amostral do Balanço de Energia Útil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Balanço de Energia Útil também deve estimar os potenciais de economia de energia na conversão final

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, nesta quarta-feira (24/4), no Diário Oficial da União, uma solicitação de Manifestação de Interesse para receber proposta de empresas de consultoria para elaboração do Plano Amostral do Balanço de Energia Útil.

O plano pretende avaliar metodologias, determinar espaços amostrais, estimar custos e analisar riscos para subsidiar uma futura segunda contratação para Elaboração do Balanço de Energia Útil. Esse levantamento permitirá aprimorar as informações do setor e, consequentemente, o planejamento energético do país, tema fundamental para a transição energética.

Leia também: MME avança temática energética dentro do Plano Clima

O Balanço de Energia Útil também deve estimar os potenciais de economia de energia na conversão final, devido a melhorias tecnológicas nos equipamentos e, por fim, elaborar com maior precisão os inventários de gases de efeito estufa no país. Trata-se de uma importante ferramenta para caracterização mais detalhada da demanda energética dos diferentes setores socioeconômicos e de análise de substitutos entre fontes energéticas no consumo de energia útil.

Os consultores interessados devem fornecer informações demonstrando que possuem as qualificações necessárias e a experiência relevante para executar os serviços solicitados, com portfólios, folhetos, descrição de serviços, experiência em condições semelhantes ou quaisquer outros documentos que julgarem ser conveniente. Os critérios de lista curta são: qualificação nas áreas de energia elétrica, engenharia, meio ambiente e políticas públicas, e tempo de atuação na execução de projetos similares no Brasil.

Leia também: Petrobras projeta investimentos de mais de US$ 70 bilhões em demandas para a indústria naval e offshore

Os principais especialistas não serão avaliados no estágio de lista restrita. O prazo estimado para execução dos serviços é de 230 dias. Manifestações de interesse devem ser entregues em um formulário por escrito (por correio ou por e-mail) até o dia 25 de maio de 2024. As informações para o envio do interesse e outras informações constam na publicação do Diário Oficial da União.

Por: Ministério de Minas e Energia (MME)

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-recebe-propostas-de-consultoria-para-elaboracao-do-plano-amostral-do-balanco-de-energia-util
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte