Primeiros resultados da Avaliação da Educação Básica 2023 estão disponíveis
Diretores e secretários devem fazer a consulta pelo sistema Saeb e podem entrar com recursos entre os dias 16 e 26 de abril.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (15), os resultados preliminares das escolas públicas participantes das aplicações censitárias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Diretores escolares e secretários municipais de Educação devem acessá-los no Sistema Saeb – é necessário ter o cadastro atualizado.
O prazo para interpor recursos começa na terça-feira (16) e se estende até as 17h (horário de Brasília) do dia 26 de abril.
Os resultados finais da avaliação serão divulgados em junho.
O Saeb 2023 foi aplicado em todas as unidades da Federação.
Participaram cerca de 8,4 milhões de alunos, em mais de 384 mil turmas, distribuídas entre mais de 190 mil escolas do país.
Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Confira a Portaria do Saeb 2023
Saiba mais sobre o Saeb
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte