Gestão

Cidade de Volta Redonda recebe Selo Caixa Gestão Sustentável

A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções ambientais, sociais e de governança (ESG), com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores.

Agência Gov | via Caixa
03/05/2024 13:41
Cidade de Volta Redonda recebe Selo Caixa Gestão Sustentável
Foto: Caixa
Representantes da prefeitura e do banco, na sede do Executivo municipal

A Caixa entregou, na última segunda-feira (29), à prefeitura de Volta Redonda (RJ), o Selo CAIXA Gestão Sustentável. Criado pelo banco, este é um reconhecimento aos municípios que apresentam indicadores que denotam a aplicação de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental e climática na gestão pública local.

O município de Volta Redonda alcançou 69 pontos na avaliação, considerando as informações coletadas de variadas fontes públicas, de sistemas governamentais e não governamentais e informações autodeclaradas. São 21 indicadores distribuídos em quatro categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático. Cada um dos indicadores possui um peso específico, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação e representa, por meio da pontuação, o nível de maturidade desenvolvido pelo município em cada indicador avaliado.

A cerimônia aconteceu na sede da Prefeitura de Volta Redonda e contou com a presença do prefeito do município, Antônio Francisco Neto, do superintendente de rede do Sul Fluminense, José Domingos Correa Martins, da superintendente executiva de governo, Camila Santos, do superintendente executivo de varejo, Marcelo Henrique Albuquerque, do coordenador de filial de governo Volta Redonda, Ronaldo Walace Ribeiro, além de empregados do banco envolvidos no processo de certificação e outras autoridades locais.

Durante a solenidade de entrega, o gestor do município, Antônio Francisco Neto, agradeceu o reconhecimento recebido. “Sou muito grato a Caixa Econômica Federal por toda ajuda que ela tem nos dado, a importância dela na administração pública é muito grande, sou muito, mas muito grato mesmo por tudo em que ela nos ajuda, pela compreensão que ela tem com a dificuldade que o poder público tem de atender algumas exigências que são necessárias à Caixa, e a Caixa sempre com essa paciência, sempre nos ajudando”, ressalta.

Para o superintendente de rede do Sul Fluminense, José Domingos Correa Martins, “hoje foi um dia especial, pois fizemos a primeira entrega do Selo CAIXA de Gestão Sustentável na região Sul Fluminense. O Selo CAIXA está totalmente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo muito gratificante ver um município conquistar esse reconhecimento da CAIXA. Questões ambientais, sociais, climáticas e de governança devem impactar positivamente a vida dos moradores dos municípios e o Selo CAIXA sinaliza que as boas práticas e ações estão contribuindo para essas conquistas”.

Selo CAIXA Gestão Sustentável

A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções ambientais, sociais e de governança (ESG), com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores. Tem por objetivo incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local.

O Selo tem quatro níveis: Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão de um total de 120 pontos.

  • Selo Cristal: mínimo de 60 pontos alcançados;
  • Selo Topázio: mínimo de 70 pontos alcançados;
  • Selo Safira: mínimo de 80 pontos alcançados;
  • Selo Diamante: mínimo de 100 pontos alcançados.

Por Caixa

Link: https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/39367/caixa-concede-selo-caixa-gestao-sustentavel-a-cidade-de-volta-redonda-rj
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte