Rio Grande do Sul

Força Nacional do SUS recebe reforço de mais de 20 mil voluntários após enchentes no RS

Serviço de apoio emergencial conta com 68,4 mil profissionais da saúde cadastrados

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
09/05/2024 19:09
Força Nacional do SUS recebe reforço de mais de 20 mil voluntários após enchentes no RS
O serviço já contava com 68.464 mil pessoas cadastradas. Em 30 de abril, o sistema tinha 46.718 cadastros

O banco de voluntários da Força Nacional do SUS recebeu a adesão de mais de 20 mil profissionais da saúde após o decreto de calamidade no estado do Rio Grande do Sul. Até o fim da tarde desta quinta-feira (9), o serviço já contava com 68.464 mil pessoas cadastradas. Em 30 de abril, o sistema tinha 46.718 cadastros.

A Força está em atuação no estado desde que o Ministério da Saúde foi acionado, desde do dia 2 de maio. Nesta semana, um segundo voo conduziu de Brasília à Base Aérea de Canoas mais 44 integrantes em um cargueiro KC-390 da FAB. No mesmo voo, foram técnicos operacionais do Ministério, além de reforços para equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que lidam com a entrega e armazenagem de cesta de alimentos, e de integrantes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.

“Estamos a cada dia buscando reforçar o amparo à população da região Sul e intensificando as operações de resgate e cuidados emergenciais. Enviaremos quantos profissionais, suporte e medicamentos forem necessários”, destaca a ministra Nísia Trindade.

Além de tragédias ambientais, a Força Nacional do SUS também age em situações epidemiológicas, surtos e epidemias que apresentem risco de disseminação nacional; sejam produzidos por agentes infecciosos inesperados; representem a reintrodução de doença erradicada; apresentem gravidade elevada; ou extrapolem a capacidade de resposta da direção estadual do Sistema Único de Saúde .

O grupo também pode ser acionado, como é o caso do Rio Grande do Sul, em situação de desastre com decreto de calamidade pública e acontecimentos de desassistência à população.

Como faço para me voluntariar?

Para submeter a inscrição é necessário preencher o nome completo e a área de formação. O cadastro é permanente, de forma que convocações possam ser feitas em eventuais futuras missões.

Acesse o formulário de inscrição

Conheça mais sobre a Força Nacional do SUS


Por: Ministério da Saúde

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/forca-nacional-do-sus-recebe-reforco-de-mais-de-20-mil-voluntarios-apos-enchentes-no-rio-grande-do-sul
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte