Direitos Humanos vai a abrigos conscientizar sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Ministério reforçou à população o papel do Disque 100 no recebimento de denúncias
Representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) que estão no Rio Grande do Sul estão promovendo um corpo a corpo nos abrigos, nesta sexta-feira (17), às vésperas do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Os gestores do ministério estão visitando os abrigos temporários montados em razão da catástrofe socioambiental que assola o estado há mais de duas semanas. O grupo tem conversado com as vítimas das enchentes para sensibilizá-las sobre a importância de denunciar violações contra o público infantojuvenil.
As equipes do Ministério reforçaram o papel do Disque 100 no recebimento de denúncias e levou informações sobre a campanha 18M, em alusão à data. Segundo o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira, que faz parte da missão, foram distribuídos cartazes da campanha do 18M nos abrigos. “Além disso, mobilizamos as pessoas sobre o Disque 100, orientando para que os casos de violência sejam denunciados pelo canal”, relatou o gestor da pasta.
Disque 100
Desde a última semana, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos dispõe de canal específico para que a sociedade relate casos de crianças desaparecidas, solicite resgate e contribua com doações e voluntariado. Após discar 100 de qualquer telefone ou celular, basta digitar a tecla 0 (zero) para proceder junto ao serviço gratuito e ininterrupto.
Após registrados, os casos são encaminhados para órgãos como: Defesa Civil do estado; Defensoria Pública; Delegacia de Proteção à Mulher; Superintendência de Serviços Penitenciários do RS (Susepe); Conselho Estadual do Idoso; Corregedoria do Tribunal de Justiça; Delegacia de Polícia Civil; e Conselho Tutelar.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte