Direitos humanos

Governo federal lançará programa para formação em direitos humanos de pessoas idosas, no maior território quilombola do país

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançará o Viva Mais Cidadania na quarta-feira (29), em Cavalcante (GO). Iniciativa será executada pela UnB, em parceria com a Associação Quilombo Kalunga e a Prefeitura Municipal

Agência Gov | Via MDHC
28/05/2024 16:00
Governo federal lançará programa para formação em direitos humanos de pessoas idosas, no maior território quilombola do país
De acordo com dados do IBGE, em toda a cidade de Cavalcante há mais de 1,3 mil pessoas idosas.

O programa Viva Mais Cidadania, política pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), chega a Goiás nesta semana. O lançamento será feito pelo secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. A iniciativa começa a ser implementada na cidade de Cavalcante, localizada na Chapada dos Veadeiros, onde está situado o maior território quilombola do Brasil, o Quilombo Kalunga.

A iniciativa vai promover a formação política em direitos humanos das pessoas idosas quilombolas do município e exercer uma escuta qualificada das principais barreiras que dificultam o envelhecimento digno na comunidade. Com a estratégia, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do ministério poderá articular soluções por meio de políticas públicas transversais.

De acordo com dados do IBGE, em toda a cidade de Cavalcante há mais de 1,3 mil pessoas idosas. O programa será executado pela Universidade de Brasília, em parceria com a Associação Quilombo Kalunga e a Prefeitura Municipal de Cavalcante.

Viva Mais Cidadania

O Programa Viva Mais Cidadania é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para promoção dos direitos humanos e fortalecimento da cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e de discriminação por pertencerem a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa, na perspectiva da equidade, interseccionalidade e intersetorialidade. Para 2024, a política pública deve receber um total de R$ 1 milhão de investimento.

Além de promover a formação política, o programa também tem o intuito de combater todos os tipos de violência contra esse público e facilitar o acesso à saúde, à previdência social, à assistência social e a outros direitos que possam contribuir para o envelhecimento ativo e saudável. A iniciativa objetiva ainda fortalecer a comunicação e a participação social para a sensibilização sobre o envelhecimento e os direitos da pessoa idosa, contribuindo para a valorização da cultura, da territorialidade, da memória e da ancestralidade.

Serviço

Lançamento do programa Viva Mais Cidadania no Quilombo Kalunga

Data: 29 de maio (quarta-feira)

Horário: 9h30

Local: Serviço de Convivência Familiar e Comunitária da Secretaria Municipal de Assistência Social, Vila Morro Encantado – Cavalcante/GO.

Endereço: Rua 210, s/n, Vila Morro Encantado - Cavalcante/GO

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/governo-federal-lancara-programa-para-formacao-politica-em-direitos-humanos-de-pessoas-idosas-no-maior-territorio-quilombola-do-pais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte