Governo ganha novo time de robôs para melhorar o atendimento digital ao cidadão
Plataforma desenvolvida pelo Serpro possibilita que instituições públicas criem, operacionalizem e gerenciem, de forma fácil e intuitiva, seus próprios chatbots
O Serpro anuncia o lançamento da Plataforma Serprobots, um serviço que oferece criação e gerenciamento de chatbots para que empresas e órgãos públicos ofereçam modelos de atendimento simples e inteligentes, com respostas personalizadas, por meio dos canais preferidos pelo cidadão.
A novidade representa mais uma contribuição da estatal de tecnologia do governo federal ao catálogo de avanços tecnológicos e estratégicos que beneficiam inúmeros setores e impulsionam a transformação digital no país.
Quais as vantagens dos chatbots?
A utilização de chatbots reduz a necessidade e a quantidade de atendimentos presenciais ao público, reduzindo assim custos para a administração pública, ao mesmo tempo em que acelera a resposta ao cidadão. Chatbots de perguntas e respostas, informativos a partir de IA generativa e tutores de cursos virtuais são alguns dos usos mais comuns pelos clientes.
De acordo com o gestor do produto no Serpro, Moacyr Carmo, a plataforma foi criada para atender a necessidades do dia a dia da própria empresa e posteriormente ofertada com sucesso para seus clientes. "Era uma plataforma de uso interno para criação de chatbots para clientes que se tornou tão intuitiva que foi transformada em uma plataforma de criação pelos próprios clientes", relembra.
Toda essa autonomia agrega, segundo Moacyr, ainda mais celeridade aos processos de criação e curadoria dos bots nas instituições públicas, além de gerar economia com custos de desenvolvimento.
"A plataforma Serprobots oferece recursos inovadores que utilizam as mais recentes tecnologias de IA. Com uma interface intuitiva, possibilita a gestão completa do ciclo de desenvolvimento de chatbots, sem a necessidade de escrever código. Estamos comprometidos em atender às necessidades dos nossos clientes e posicionar o Serprobots em lugar de destaque no mercado", completa o gestor.
Funcionalidades
Entre as funcionalidades da solução, destacam-se a integração a diversos motores de Inteligência Artificial (IA) orquestrados; a publicação do chatbot em vários canais, como WhatsApp e Facebook, dentre outros; além de painéis analíticos que consolidam informações valiosas sobre o comportamento e satisfação dos usuários. “Em breve a plataforma contará também com transbordo para atendimento humano e uma nova opção de motor de IA, o Serpro LLM”, anuncia Ronaldo.
O serviço já está em uso em projetos como o chatbot do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Certificação Digital Serpro, ambos acessíveis via WhatsApp.
Convoque os robôs para o seu time
As empresas e órgãos públicos interessados em contratar a Plataforma Serprobots podem falar com nosso time de consultores. Acesse a Loja Serpro e conheça todos os detalhes da operação.
Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
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