Governo envia mais 100 agentes da Força Nacional ao RS para reforçar segurança da população
Ministro da Justiça e Segurança Pública atende a pedido do Palácio do Planalto; efetivo se juntará aos 120 agentes que já estão atuando no auxílio às vítimas das enchentes
O auxílio do Governo Federal aos gaúchos atingidos pelas enchentes receberá novo reforço nesta terça-feira (7). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio de mais 100 agentes da Força Nacional para atuação focada na segurança da população. Com o novo anúncio, o contingente da corporação chegará a 220 nos próximos dias. Considerando a presença da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado, o MJSP está com 944 servidores atuando no Rio Grande do Sul.
A decisão de Lewandowski foi tomada após relato do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, que está acompanhando ações de resgate e acolhimento dos atingidos pelas cheias e externou a preocupação do Governo Federal em atuar na preservação da vida dos atingidos e não medir esforços para o auxiliar o estado. Na sequência, o governador gaúcho, Eduardo Leite, formalizou o pedido para o envio do novo efetivo da Força Nacional.
Até o momento, participam da operação 370 policiais federais, 354 policiais rodoviários federais e 220 agentes da Força Nacional, em um total de 944 servidores da área da segurança pública federal. As corporações vinculadas ao MJSP atuam com quatro helicópteros, 19 embarcações de resgate e dez jetskis.
Ainda, estão sendo utilizadas 108 vituras, 90 caminhonetes especiais, seis viaturas-reboque, dois caminhões, dois ônibus e uma carreta-tanque de abastecimento. Até o momento, foram resgatados 1.555 pessoas e 36 animais.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte