Marina Silva fala à Voz do Brasil sobre prevenção a desastres climáticos
Ministra do Meio Ambiente fala sobre urgência em ações de responsabilidade ambiental no enfrentamento às mudanças climáticas e suas tragédias. Às 19h, no Canal Gov
O programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (16/5), recebe a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, para entrevista ao vivo, sobre as ações do Governo Federal em socorro ao Rio Grande do Sul em meio a esta que já é considerada a pior catástrofe socioambiental da história do estado. Marina vai detalhar também o Plano de Prevenção aos desastres provocados pelas questões climáticas que vem sendo elaborado pelo ministério.
Agravados pela mudança do clima, os fortes temporais atingem 449 municípios gaúchos e já deixam mais de 76 mil pessoas em abrigos, 538 mil desalojados e 2,1 milhões de pessoas afetadas. A emergência climática ocorre devido à massa de ar quente estacionada no Centro-Sul do país, que impede o avanço de frentes frias e concentra a precipitação no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
O fenômeno é intensificado por um dos El Niños mais fortes da história e pela mudança do clima, relacionada ao aumento de eventos climáticos extremos na região, entre eles as enchentes no Vale do Taquari em setembro do ano passado.
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta quinta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov:
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte