MTur fará reunião com ampla frente para tratar da retomada econômica no RS
Encontro será na próxima semana e reunirá a bancada de deputados federais do estado e o trade turístico da região
O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta terça-feira (14/05) que fará uma ampla reunião para discutir a retomada econômica no Rio Grande do Sul por meio do turismo. A ação é mais um dos esforços do Governo Federal para apoiar o estado frente à grave crise climática que atinge a região. A reunião está prevista para acontecer na próxima semana de modo presencial com os representantes que estiverem em Brasília e online com os participantes gaúchos.
O anúncio foi feito durante videoconferência entre o ministro e os prefeitos das cidades gaúchas de Canela, Constantino Orsolin, e de Gramado, Nestor Tissot. Na ocasião, Sabino reforçou o apoio ao estado e detalhou as medidas que o MTur tem tomado para a reconstrução do setor, que é um dos mais importantes para a economia das cidades da Serra Gaúcha.
“Estamos atuando fortemente para a retomada da economia do Rio Grande do Sul por meio do turismo, grande impulsionador da geração de renda e emprego no estado e no país. Já liberamos recursos no valor de R$ 100 milhões, por meio do Fungetur, para garantir que os empresários gaúchos possam reerguer seus estabelecimentos, e vamos mostrar para os nossos turistas que o estado continua de pé e cheio de belezas e riquezas para apresentar a quem deseja conhecer as maravilhas do Sul do país”, destacou o ministro.
Na reunião ampliada, agendada para a próxima semana, o ministro irá reunir a bancada federal e o trade turístico gaúcho, que envolve bares, hotéis, restaurantes, parques e outros estabelecimentos. O objetivo é trabalhar, de modo articulado, nas ações que serão implementadas para que o turismo no Rio Grande do Sul seja restabelecido.
NÃO CANCELE, REAGENDE – O MTur lançou uma campanha de sensibilização para incentivar os turistas com viagens marcadas ao Rio Grande do Sul a não cancelarem sua viagem, mas sim reagendarem. Para regulamentar os pacotes turísticos já vendidos ao estado, o Governo Federal tem discutido medidas, parecidas com as tomadas na pandemia da Covid-19, no sentido de assegurar todos os direitos dos consumidores e, assim, garantir no futuro uma viagem segura e tranquila àqueles que desejam conhecer as belezas gaúchas.
Por: Ministério do Turismo (MTur)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte