Ministério apoia torneio pan-americano de ciclismo, última etapa antes de Paris
Com aporte de R$ 300 mil do Ministério do Esporte, prova em São José dos Campos (SP) define participantes para os jogos olímpicos
Tem início nesta segunda (20), em São José dos Campos (SP), o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, reunindo 357 ciclistas de 31 países, com provas de Contrarrelogio Individual e Resistência. O evento vai até o dia 26 de maio, e contará com atletas das categorias Elite Masculino, Elite Feminino, Sub-23 Masculino, Júnior Masculino e Júnior Feminino. Essa será a última grande competição do continente antes dos Jogos Olímpicos Paris 2027.
O Ministério do Esporte forneceu um aporte de R$ 300 mil para a realização do campeonato. Um evento desse porte, em território nacional, não só consolida a posição do Brasil como um polo de excelência esportiva na região pan-americana de ciclismo, mas também impulsiona o turismo e a economia local.
“A Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho está comprometida em apoiar as competições classificatórias e preparatórias para os Jogos Olímpicos de Paris, portanto, apoiando diretamente os atletas que irão defender o nosso país. Com isso, reitero o compromisso do ministro Fufuca em apoiar eventos de relevância internacional, em território brasileiro, e assim demonstrar a capacidade do Brasil em realizar grandes eventos esportivos”, disse a secretária Iziane Marques.
A expectativa é que participem do campeonato os melhores atletas ranqueados nas Américas, com aprimoramento do nível técnico dos atletas participantes. A competição deverá ainda aumentar o número de pontos no ranking mundial, de ao menos 50% dos atletas brasileiros participantes da competição; promover o intercâmbio esportivo; e entregar um evento esportivo de excelência no Brasil por meio de uma competição internacional de elevada qualidade técnica.
O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e apoio do Ministério do Esporte, da prefeitura de São José dos Campos e do governo de São Paulo.
Por Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte