Rio Grande do Sul

BB supera meio bilhão de desembolso no Pronampe Emergencial RS

Em apenas uma semana, mais de 5 mil clientes foram beneficiados

Agência Gov | Via BB
07/06/2024 17:34
BB supera meio bilhão de desembolso no Pronampe Emergencial RS
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Os recursos beneficiaram mais de 5 mil clientes que tiveram perdas materiais em decorrência das enchentes na região

Nos primeiros sete dias após liberação dos recursos do Pronampe Emergencial para Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul, o Banco do Brasil já desembolsou R$ 535 milhões. Os recursos beneficiaram mais de 5 mil clientes que tiveram perdas materiais em decorrência das enchentes na região. As contratações vão favorecer a recuperação das atividades econômicas nos municípios em estado de calamidade e em estado de emergência, conforme Portaria 1.802 de 31/05/2024 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Para a presidenta do BB, Tarciana Medeiros, "Nossa agilidade e capilaridade do BB no RS estão sendo fundamentais para o êxito nas liberações em apoio aos clientes do Banco na região. Em apenas uma semana, beneficiamos mais de 5 mil clientes. E agora essas micro e pequenas empresas poderão começar a refazer seus negócios, voltando a gerar trabalho e renda, participando efetivamente na recuperação da economia local. Seguimos mobilizados para continuar prestando todo o apoio aos nossos clientes.

Pronampe Emergencial RS conta com subvenção da União

A União disponibilizou R$ 1 bilhão em subvenção que permite contratar R$ 2,5 bilhões em operações. Desse montante de R$ 1 bilhão, o BB recebeu R$ 400 milhões, que permite a contratação de R$ 1 bilhão em potencial de crédito nos municípios em estado de calamidade. A subvenção no Pronampe é de 40% do valor contratado, utilizados uma única vez por empresa.

Para a contratação da linha de crédito, a empresa deverá comprovar que a sede da empresa é nos municípios afetados e fazer a declaração de perdas materiais decorrentes das chuvas. O teto de contratação no Pronampe para essas empresas é de até R$ 150 mil, limitado a 60% da receita bruta anual informada à Receita Federal.

Para assegurar agilidade e permitir se antecipar a demandas relacionadas aos eventos climáticos que prejudicam as atividades, o Banco do Brasil mantém o monitoramento dos impactos nas empresas por meio de corpo técnico qualificado. Assim, oferecemos soluções rápidas e simplificadas, de acordo com a necessidade dos empreendedores.

Além disso, o Banco do Brasil continua oferecendo todas as alternativas de crédito para atendimento às mais diversas necessidades das micro e pequenas empresas.

Demais medidas de apoio creditício
- Disponibilização de crédito em linhas governamentais e próprias com condições diferenciadas;
- Pula parcela de até 6 parcelas para as linhas de crédito BB e repactuação das operações de Pronampe;
- Suspensão das ações de cobrança e linhas de renegociação de dívidas com condições diferenciadas, com prazo de até 120 meses;
- Linhas de repactuação de dívidas (Reperfilamento PJ), com prazo de até 60 meses para as empresas do RS;
- Bloqueio de protesto cartorário de boletos de cobrança vencidos e não pagos no período de maio/2024 nos cartórios do Estado do RS.

Atendimento aos clientes micro e pequenas empresas

O Banco do Brasil reforça às empresas que está pronto para o atendimento e disponibilização dos recursos, tanto nas agências que estão funcionando quanto nos canais remotos e digitais.

A rede de atendimento do BB no Estado do Rio Grande do Sul conta com 349 agências comprometidas e capacitadas para atender qualquer solicitação de apoio às micro e pequenas empresas gaúchas, de cliente e não clientes, assim como as solicitações das pessoas físicas e produtores rurais.

A empresa se sensibiliza com toda essa situação e entende que apoiar as micro e pequenas empresas é apoiar o Estado do Rio Grande do Sul, afinal, os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego e renda no país.

Com todas essas ações o BB reafirma seu compromisso com seus funcionários e com as comunidades afetadas, trabalhando para oferecer o suporte necessário e contribuir para a recuperação da região e de sua população.

Permanecem disponíveis todos os Canais de Atendimento:

Site: bb.com.br/bbapoia

Central de Relacionamento BB: 4004 0001 / 0800 729 0001

Deficientes Auditivos: 0800 729 0088

SAC: 0800 729 0722

WhatsApp: 61 4004 0001

Ouvidoria BB: 0800 729 5678

Canal de Denúncias BB: 0800 300 4455

Por: Banco do Brasil 

 

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