Relações exteriores

Grupo Anticorrupção se reúne em Paris para reforçar a agenda internacional de integridade e combate à corrupção

GTAC dará continuidade às negociações das propostas apresentadas pela presidência brasileira, e às discussões que deverão nortear a elaboração do plano de ação para os próximos três anos

Agência Gov | Via CGU
21/06/2024 16:55
Grupo Anticorrupção se reúne em Paris para reforçar a agenda internacional de integridade e combate à corrupção

A segunda reunião técnica do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20 (GTAC), acontecerá em Paris, de 25 a 27 de junho. Em função das relações diplomáticas e alinhamento nas temáticas anticorrupção com o Brasil, a França aceitou o convite brasileiro para compartilhar a presidência do G20.

O GTAC, coordenado pela CGU, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores, visa reforçar a agenda internacional de integridade e combate à corrupção, buscando o avanço da justiça, a redução das desigualdades e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Em Paris, o Grupo dará continuidade às negociações das propostas apresentadas pela presidência brasileira do G20, durante a primeira reunião, e às discussões sobre a metodologia e prioridades que deverão nortear a elaboração do plano de ação para os próximos três anos de atividades do Grupo Anticorrupção.

Para o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, o GTAC busca transformar as discussões em ações concretas para a sociedade, assegurando que o cidadão tenha acesso a direitos e a uma vida digna. “O interesse público é a nossa prioridade”, afirmou.

Iniciativas do GTAC

O Brasil preside o G20, e a CGU está à frente do grupo de discussão de medidas anticorrupção. Durante a segunda reunião técnica, o grupo de combate à corrupção irá se reunir com os membros da OCDE para debater medidas de enfrentamento ao suborno em relações comerciais.

Além disso, o GTAC irá avançar na elaboração do documento que estabelece os princípios que deverão orientar os países a incentivarem as suas empresas a aderirem as melhoras práticas de integridade.

O Brasil busca, no âmbito do G20, discutir como o combate à corrupção pode levar à construção de um mundo mais justo e sustentável.

A segunda reunião técnica será marcada por negociações intensas do Grupo. Um dos objetivos do GTAC é aprovar os Princípios de Alto Nível sobre incentivos ao setor privado para a adoção de medidas para prevenir e combater a corrupção, cuja discussão se iniciou na primeira reunião do Grupo, em Brasília, em março passado.

Serão iniciadas também, as negociações sobre o próximo Plano de Ação do GTAC, que vai guiar as ações do grupo no período de 2025 a 2027. A Presidência brasileira também apresentará a primeira versão da Declaração Ministerial sobre como as medidas anticorrupção e de integridade podem contribuir para um mundo justo e um planeta sustentável.

O Grupo Anticorrupção é pautado pelo lema da Presidência Brasileira do G20 de “construir um mundo justo e um planeta sustentável”.

Por: Controladoria-Geral da União (CGU)

 

Link: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2024/06/g20-grupo-anticorrupcao-se-reune-em-paris-para-reforcar-a-agenda-internacional-de-integridade-e-combate-a-corrupcao
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte