Segurança pública

Laboratório de Metrologia de Pressão do Inmetro passa por avaliação do Instituto Nacional de Metrologia do México

Avaliação aconteceu na última semana e contou com a participação de especialista internacional, garantindo a conformidade do laboratório com os padrões globais de medição

Agência Gov | Via Inmetro
12/06/2024 16:07
Laboratório de Metrologia de Pressão do Inmetro passa por avaliação do Instituto Nacional de Metrologia do México

Nos dias 6 e 7 de junho, a Divisão de Metrologia Mecânica (Dimec) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu o Dr. Jorge Torres, avaliador especialista do Instituto Nacional de Metrologia do México (Cenam), para revisar suas atividades de metrologia nas áreas de Pressão Positiva (Manométrica/Relativa), Pressão Negativa (Vácuo) e Pressão Absoluta (Barométrica).

A revisão foi conduzida em conformidade com o Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que estabelece a estrutura pela qual os Institutos Nacionais de Metrologia (INM) e Institutos Designados (ID) demonstram a equivalência internacional de seus padrões de medição e dos certificados de calibração que emitem.

O CIPM MRA é um acordo firmado pelos países signatários da Convenção do Metro, incluindo o Brasil, para estabelecer regras de aceitação de padrões nacionais de medição e certificados de calibração. Isso garante que os serviços metrológicos nacionais sejam comparáveis internacionalmente, removendo barreiras técnicas no comércio global.

A implementação do CIPM MRA ocorre através do cumprimento de critérios específicos, incluindo a obtenção de resultados de comparações baseadas em procedimentos específicos que quantificam a equivalência dos padrões nacionais, a demonstração da operação de um sistema de qualidade pelo Instituto, e a capacidade de obter resultados compatíveis em comparações-chave e suplementares. O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) mantém uma base de dados conhecida como KCDB, que inclui as capacidades de medição de calibração (CMC) dos INM reconhecidos internacionalmente.

De acordo com Renato Reis Machado, chefe da Divisão de Metrologia Mecânica (Dimec), essas avaliações são conduzidas por especialistas de outros INM e são denominadas avaliações por pares.

"Nessas avaliações, que ocorrem a cada cinco anos, são realizadas avaliações nos laboratórios, em conformidade com os requisitos técnicos das normas de referência (ISO/IEC 17025:2017 para calibração e ensaio e ISO 17034:2016 para produção de Materiais de Referência), além da avaliação abrangente da Dimci para avaliação dos requisitos de gestão", afirmou.

Entre os meses de junho, julho e setembro de 2024, a Dimec irá receber os avaliadores do INRiM/Itália: Dr. Alessandro Germak e Dr. Andrea Malengo; do INTI/Argentina: Dr. Diego Bellelli; e do CNR/Canadá: Dr. Andrea Peruzzi. Na oportunidade, eles estarão realizando visita de avaliação nos Laboratórios de Metrologia de Força; Massa; Dimensional; Termometria e Higrometria.

Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

 

Link: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/laboratorio-de-metrologia-de-pressao-do-inmetro-passa-por-avaliacao-do-instituto-nacional-de-metrologia-do-mexico
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte