Planalto

Lula e Macron reafirmam combate ao garimpo ilegal no Brasil e na Guiana

No G7, líderes discutiram também as iniciativas lançadas nos campos da defesa e da economia, em março. Macron convidou Lula para uma visita de estado à França

Agência Gov | via Planalto
14/06/2024 17:54
Lula e Macron reafirmam combate ao garimpo ilegal no Brasil e na Guiana
Ricardo Stuckert/PR
Lula e o presidente francês encontraram-se na Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente francês, Emmanuel Macron, retomaram nesta sexta-feira, 14 de junho, o debate sobre a colaboração dos países no combate ao garimpo ilegal no Brasil e na Guiana Francesa. Os dois líderes se encontraram em uma reunião bilateral, no âmbito das atividades em torno da Cúpula do G7. Em março, durante visita de Macron ao país, Brasil e França firmaram acordo em torno do combate às ameaças à segurança e ao meio ambiente, e os riscos à saúde que afetam a região transfronteiriça.

As partes reafirmam seu compromisso em cooperar no âmbito bilateral e no âmbito regional no Escudo das Guianas, no combate à criminalidade transfronteiriça, em especial ao garimpo ilegal, o tráfico de madeira e de espécies de fauna e flora silvestres ameaçadas de extinção. Nesse intuito, pactuaram a cooperação nas áreas da polícia e da inteligência e de outras questões de interesse comum.

Lula e Macron discutiram outras colaborações entre os países, inclusive um ano cultural do Brasil na França e da França no Brasil. No próximo dia 19 de junho, a Casa do Brasil na França celebra 65 anos.

A comemoração será na Sala Lucio Costa e marca o lançamento da agenda de atividades do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, entre maio e dezembro de 2025. A programação dos eventos festivos, agendadas para maio e junho, inclui seminários, performances teatrais, festival de música e culinária e um debate sobre a literatura brasileira.

Na bilateral, os presidentes lembraram a visita de Macron ao Brasil e as iniciativas lançadas durante a visita em defesa e economia. Macron ainda convidou Lula para uma visita de estado à França.

Nesta sexta, o presidente Lula também participou de reuniões com a representante da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen; com o premiê da Índia, Narendra Modi; com o presidente da Turquia, Recep Erdoğan; e com o Papa Francisco.

Por Planalto

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/06/lula-e-presidente-frances-emmanuel-macron-reforcam-entendimento-sobre-combate-ao-garimpo-ilegal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte