Esporte

Gustavo Bala Loka fica em sexto e faz história no BMX Freestyle

Brasileiro apoiado pelo Programa Bolsa Atleta levou o Brasil à final e agora já planeja buscar uma medalha em Los Angeles 2028

Agência Gov | Via MEsp
31/07/2024 15:01
Gustavo Bala Loka fica em sexto e faz história no BMX Freestyle
Willian Meira/MEsp
Gustavo faz manobra na pista montada no parque La Concorde

Duas voltas cravadas debaixo de um sol inclemente em Paris e o brasileiro Gustavo Oliveira, o Bala Loka, termina sua participação nos Jogos Olímpicos em sexto lugar, um resultado histórico para o Ciclismo BMX do país. Aos 21 anos, o brasileiro beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta na categoria Pódio, a mais alta, com valores que variam entre R$ 5.543 e R$ 16.629 por mês, se coloca entre os melhores do mundo e terá todo um ciclo pela frente até Los Angeles 2028.

Na estreia do Brasil no BMX Freestyle em Jogos Olímpicos, Gustavo chegou com as credenciais de ter sido bronze nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, bronze no Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e quarto lugar na etapa de Budapeste do pré-olímpico em 2024.

No parque urbano La Concorde, onde ocorrem as disputas de skate, breaking, basquete 3 x 3 e BMX, o brasileiro começou a final com uma ótima volta. Ele acertou todas as manobras e conseguiu uma nota de 90.20, mais alta do que as que tinha conseguido na etapa classificatória.

Na segunda volta, Gustavo voltou a acertar todas as manobras, mas recebeu a nota de 88.88. Na final, apenas a melhor volta é computada, diferentemente da fase qualificatória, que soma as notas das duas voltas. Com isso, Bala Loka terminou com 90.20 e acabou em sexto lugar na classificação geral. O argentino Jose Torres fez 94.82 para levar o ouro. O britânico Kieran Reilly, com 93.91, foi prata e o francês Anthony Jeanjean, com 93.76 terminou com o bronze.

Gustavo, que ganhou o apelido Bala Loka quando ainda era criança em Carapicuíba (SP), e passava feito uma bala louca com sua bicicleta, se disse satisfeito com a competição em Paris e já pensa nos Jogos de Los Angeles, em 2028. “Estou muito feliz de estar aqui representando meu país e ter ficado em sexto. Para Los Angeles, o planejamento vai ser conquistar uma medalha”.

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/gustavo-bala-loka-fica-em-sexto-e-faz-historia-no-bmx-freestyle
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte