Luciana Santos detalha Plano Brasileiro de Inteligência Artificial no Bom Dia, Ministra'. Assista
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação abordará, ainda, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, é a convidada do “Bom dia, Ministra” desta quinta-feira, dia 1º de agosto. A entrevista é transmitida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a partir das 8h, e contará com a participação de emissoras de rádios de várias regiões do país. No bate-papo, a ministra vai detalhar o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que tem como objetivo equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada com alta capacidade de processamento, incluindo um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, alimentada por energias renováveis.
Leia também: Nossa inteligência artificial tem se ser fonte de empregos e talentos, diz Lula
PBIA — O plano tem entre os objetivos desenvolver modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que abarcam nossas características culturais, sociais e linguísticas, para fortalecer a soberania em IA e promover a liderança global do Brasil por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e ações estratégicas de colaboração internacional. O investimento será de R$ 23 bilhões entre 2024 e 2028, com recursos de fontes como o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e setor privado. A prévia do Plano foi entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), outro destaque da ministra Luciana durante o programa desta quinta-feira.
CNCTI — A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) é um espaço de informação e conhecimento de excelência e de diálogo entre diferentes fontes formais de informações que contribuem para melhorar a CT&I brasileira. O tema da atual edição, que acontece até esta quinta-feira (1/8), é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido ao vivo pela EBC. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do "Bom Dia, Ministro" podem encaminhar uma mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (via WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte