Relações exteriores

Lula convida primeiro-ministro britânico para cúpula do G20 e reunião contra extremismo

Presidente cumprimenta para Keir Starmer pela eleição no Reino Unido, defende Aliança Global contra a Fome e convida para reunião dos países democráticos contra o extremismo

Agência Gov | Via MMA
31/07/2024 11:45
Lula convida primeiro-ministro britânico para cúpula do G20 e reunião contra extremismo
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, no início da manhã desta quarta-feira (31/7), para o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. No diálogo de cerca de 15 minutos, Lula cumprimentou o britânico pela vitória do Partido Trabalhista na recente eleição. Também convidou Starmer a vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.

O presidente brasileiro ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais e recordou que em 2025 serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido. Reforçou que conta com a presença do primeiro-ministro Starmer na Cúpula do G20, em novembro próximo, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24 de julho corrente. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo.

Starmer confirmou o interesse do Reino Unido de trabalhar com o Brasil na área de mudança do clima, sobretudo no contexto da realização da COP 30 em Belém. Lula convidou Starmer para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro próximo, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.

Leia também: Lula conversa com Biden sobre G20, trabalho, combate ao extremismos e Venezuela


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte