Agricultura

Lançado pacto para erradicação do analfabetismo nas áreas de reforma agrária do Nordeste

Agência Gov | Via Incra
23/07/2024 20:28
Lançado pacto para erradicação do analfabetismo nas áreas de reforma agrária do Nordeste
MEC
Iniciativa é parceria de Incra, MDA, MEC e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O Centro de Formação Paulo Freire do assentamento Normandia, no município de Caruaru (PE), sediou o lançamento do EJA Nordeste – Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação de Educação de Jovens e Adultos nas Áreas de Reforma Agrária, na tarde desta terça-feira (23/7).

A iniciativa é uma parceria do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) – por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), junto com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Voltado para os nove estados da região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – o pacto atenderá 332 municípios. A proposta é alfabetizar 33 mil pessoas de assentamentos, acampamentos e demais áreas de reforma agrária da região, no período de dois anos.

O presidente do Incra, César Aldrighi, ressalta a importância da política pública para as famílias dos assentamentos do nordeste. "Superar o analfabetismo, resulta na democratização do conhecimento e a garantia de que todas e todos tenham acesso a mais oportunidades".

Segundo a gestora nacional do Pronera, Clarice Santos, serão formados 1.900 alfabetizadores para atuarem com 1.545 turmas nessas localidades. “Nesta semana estamos capacitando 190 educadores que vão coordenar nos seus estados e nos seus territórios esse processo”, pontua.

Conforme o Censo Demográfico do Brasil de 2022, o Nordeste concentra as maiores taxas de analfabetismo do país. E na zona rural, a taxa de pessoas não alfabetizadas é de 14,7%, ou seja, três vezes mais que a da zona urbana, que é de 4,1%.

“Por tudo isso, esse é um dia importante e histórico para a educação do campo e para a educação brasileira. Para enfrentar o desafio de derrubar a última cerca que impede o povo de ter acesso ao conhecimento, à escola, à leitura, à escrita e à compreensão do mundo como nos ensinou Paulo Freire”, considera Clarice.

Confira quantos municípios serão beneficiados pelo Pronera por estado:

Estado

Nº de municípios

Alagoas

15

Bahia

100

Ceará

32

Maranhão

30

Paraíba

38

Pernambuco

80

Piauí

10

Rio G. do Norte

12

Sergipe

15

Total

332

Fonte: MST e Casa Civil

 

Link: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/lancado-pacto-para-erradicacao-do-analfabetismo-nas-areas-de-reforma-agraria-do-nordeste
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte