Segurança pública

Plano de Segurança do G20 Brasil 2024 envolve forças federais, estaduais e do DF

Foram apresentadas as diretrizes de atuação das forças durante reuniões em nível ministerial e de cúpulas do G20

Agência Gov | Via MJSP
08/07/2024 18:01
Plano de Segurança do G20 Brasil 2024 envolve forças federais, estaduais e do DF
Foto: Divulgação
Autoridades brasileiras envolvidas na organização do G20 2024 conheceram as medidas de segurança para o evento

Autoridades brasileiras envolvidas na organização do G20 2024, que é presidido pelo Governo do Brasil, reuniram-se nesta segunda-feira (8/7), em Brasília, para conhecer as medidas de segurança que estão sendo implementadas na realização de todo o evento.

O Plano de Atuação Integrada de Segurança Pública: G20 Brasil 2024 foi elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e contou com a participação dos entes federais. O texto estabelece diretrizes de atuação das forças de segurança federais, estaduais e do Distrito Federal, durante as reuniões em nível ministerial e de cúpulas.

Conforme o coordenador de Operações Integradas do MJSP, Rômulo Palhares, o objetivo da reunião desta segunda-feira é promover a integração e a articulação dos órgãos federais com as forças de segurança dos estados, onde ocorrerão eventos e agendas relacionadas ao G20.

“A partir dessa articulação, será possível definir a matriz de responsabilidade de todos os atores envolvidos, em especial daqueles da segurança pública. A expectativa é que tenhamos um evento que transcorra dentro da normalidade, em especial sob a ótica da segurança pública”, frisou.

Além do MJSP, a reunião contou com a presença de representantes dos Ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores e da Defesa; da Secretaria Geral da Presidência da República; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De forma virtual, participaram representantes do Distrito Federal e dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, unidades da Federação onde estão acontecendo as reuniões ministeriais e cúpulas do G20.

G20

Fórum de cooperação econômica internacional formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes, o G20 tem o objetivo de fortalecer a economia internacional e a discussão de temas para o desenvolvimento socioeconômico global, como comércio internacional, agricultura, fontes de energia e meio ambiente. O Grupo é formado pelos ministros de finanças e pelos chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia. Os países-membros representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Como presidente do G20, o Brasil tem o direito de chamar outros países e entidades. Entre os convidados estão Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura. Em 2025, o G20 será presidido pela África do Sul.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/plano-de-seguranca-para-o-g20-brasil-2024-e-divulgado-para-participantes-e-organizadores-do-evento
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte