Infraestrutura

Presença e legado: Codevasf, 50 anos de atuação pelo desenvolvimento regional

Companhia atua nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, revitalização de bacias, agricultura irrigada e economia sustentável

Agência Gov | Via Codevasf
16/07/2024 15:00
Presença e legado: Codevasf, 50 anos de atuação pelo desenvolvimento regional
Fotos: Divulgação/Codevasf
Projeto de Aquicultura em Minas Gerais

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completou 50 anos nesta terça-feira (16/7). Criada pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem como missão promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável e contribuir para a redução das desigualdades. A Empresa é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

“Ao longo de cinco décadas a Codevasf tem dado contribuição decisiva para o desenvolvimento regional do Brasil. Obras de infraestrutura e acesso à água, projetos de irrigação, iniciativas de revitalização do meio ambiente e a construção de soluções em economia sustentável são responsáveis pela geração de emprego e renda, pela melhoria de indicadores socioeconômicos e por proporcionar dignidade e qualidade de vida a comunidades das áreas mais necessitadas do país”, afirma Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf.

O histórico de êxitos da Companhia fez com que nas últimas décadas o Congresso Nacional expandisse sua atuação para novas regiões do território brasileiro. Desde o ano 2000, sucessivas leis ampliaram a área de operação da Empresa, que inicialmente restringia-se à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

A ampliação mais recente, determinada pela Lei nº 14.053/2020, estabeleceu como área de abrangência da Codevasf 36,6% do território nacional — uma cobertura que alcança 2.688 municípios, localizados em 16 unidades da federação. A Empresa executa políticas públicas nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.

Entre os destaques da atuação da Companhia estão seus 39 projetos de irrigação, que somam 120 mil hectares de área irrigada e são responsáveis pela produção de 4,1 milhões de toneladas de itens agrícolas por ano, com valor bruto de produção de R$ 5,4 bilhões. Esses projetos mantêm 343 mil empregos diretos e indiretos.

A Codevasf tem implantado novos projetos de irrigação por meio de concessões, como o Projeto Baixio de Irecê (BA) — o primeiro empreendimento do gênero a ser leiloado no país, em 2022 — e o Projeto Hidroagrícola Jequitaí (MG), levado a leilão em 2024. Outros projetos estão em fase de estudos e preparação para concessão.

A Empresa é atualmente responsável por um conjunto de projetos estruturantes em desenvolvimento, como o Canal do Xingó, em Sergipe; a Adutora da Fé, na Bahia; os Diques da Baixada, no Maranhão; a Orla de Santana, no Amapá; as Elevatórias do Rio Formoso, no Tocantins; e o Projeto Seridó, no Rio Grande do Norte, entre diversos outros, que somam investimentos de R$ 12,5 bilhões.

As ações da Codevasf incluem a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e a estruturação de atividades produtivas em torno de arranjos produtivos locais, nas áreas de agricultura familiar, piscicultura e apicultura, entre outras.

codevasf

Sistema de Abastecimento na Bahia e Projeto de Aquicultura em Minas Gerais

Selo, livro e memorial

Entre as iniciativas de celebração dos 50 anos da Codevasf, houve nesta semana a apresentação de um selo alusivo à data, lançado pelos Correios. O selo contém a marca adotada pela Companhia nas comemorações do cinquentenário.

A Empresa também lançou o livro “Codevasf 50 anos: Legado de desenvolvimento” para marcar a passagem das cinco décadas de realizações. A publicação apresenta informações históricas sobre o trabalho da Companhia e um conjunto de pinturas e poemas relacionados à sua área de atuação. O livro foi organizado pelo artista plástico Otoniel Fernandes Neto.

Em sua sede, em Brasília, a Companhia lançou ainda o “Memorial Codevasf 50 anos”, um espaço que reúne objetos históricos, linha do tempo e acervo audiovisual, que documentam o trabalho da Empresa. Diversas outras ações comemorativas têm sido realizadas pelas Superintendências Regionais da Empresa nos estados que integram sua área de atuação.

Homenagens

Em 2024 a Codevasf tem recebido uma série de homenagens pelos 50 anos. As assembleias legislativas de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizaram sessões especiais para celebrar o cinquentenário da Companhia. No dia 8 de julho o Senado Federal também realizou sessão especial em homenagem à Empresa. Outras homenagens estão previstas nos estados que fazem parte da área de atuação da Codevasf.


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte