A Voz do Brasil: conflitos fundiários em terras indígenas são tema da entrevista desta terça (20)
Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, detalha o assunto, ao vivo, a partir das 19h, no Canal Gov
O programa A Voz do Brasil, desta terça-feira (20/8), recebe a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para entrevista, ao vivo, a partir das 19h. Entre os assuntos que serão detalhados estão os conflitos fundiários que se intensificaram a partir de meados de julho em diferentes estados do Brasil e as ações do governo para o enfrentamento do problema.
Leia mais: Governo cria sala de situação para monitorar conflito em Terra Indígena no MS
Os desacordos tiveram início após indígenas Guarani-Kaiowá retomarem territórios tradicionais em Douradina e Caarapó, no Mato Grosso do Sul. Os territórios indígenas Panambi-Lagoa Rica e Amambaipeguá I, localizadas nesses municípios, passam por processos de demarcação que aguardam solução judicial.
Como medida de enfrentamento dos conflitos, o Governo Federal instituiu uma sala de situação para monitorar, analisar e adotar providências de segurança pública no Território Indígena (TI) Panambi – Lagoa Rica, em Mato Grosso do Sul. A estrutura faz parte de uma série de ações em andamento que visam reduzir os conflitos fundiários e garantir segurança das etnias que vivem na região.
Além disso, o mecanismo vai proporcionar mais agilidade na tomada de decisão e no acionamento dos diferentes órgãos no caso de eclosão de conflitos e demais casos de violação de direitos dos povos indígenas. Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe A Voz do Brasil desta terça-feira pelo Canal Gov.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte