Capes oferece mestrado em Matemática para professores da rede básica
O curso será oferecido em 82 instituições, distribuídas nas cinco regiões do País. Inscrições vão até o dia 19 de outubro
O prazo de inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional ( ProfMat ) está aberto até 30 de setembro. A prova será realizada em 19 de outubro, das 14h às 17h, com a finalidade de preencher 1.600 vagas. A oferta está distribuída pelas cinco regiões do País, em 82 instituições de ensino superior. A Capes concederá bolsa a até 30% dos ingressantes no primeiro semestre de 2025.
O Edital nº 18/2024 rege o processo seletivo desta edição do ProfMat. O principal público-alvo são os professores da rede pública de educação básica, que precisam estar ativos em sala de aula durante todo o período do curso. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), coordena a iniciativa nacionalmente.
Com mais de 7,3 pessoas tituladas desde 2011, o ProfMat é o maior e mais antigo curso ofertado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica ( ProEB ). As outras áreas são Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Física, Geografia, História (que nesta edição também terá doutorado), Letras, Química e Sociologia.
As 1.600 vagas no ProfMat fazem parte das 6.775 que serão abertas no âmbito do ProEB em 2025, o que representa a maior oferta da história do Programa. Serão 6.659 oportunidades em cursos de mestrado profissional e 116 no doutorado profissional de História.
Sobre o Programa
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. Os cursos são híbridos. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo doze de mestrado e um de doutorado.
Por Capes
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte