Fala MDS: tema do podcast é a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social
O secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, fala sobre avanços e desafios da atual gestão
A reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tida como uma das prioridades da atual gestão do Governo Federal, é o tema do episódio desta semana do Fala MDS, o podcast do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Para tratar do assunto, o convidado da semana é o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão.
O SUAS conta com um modelo de gestão participativa entre estados, municípios e a União, além de organizar os serviços de assistência social no Brasil. “Trabalhamos por meio de programas, serviços socioassistenciais, projetos e os benefícios de transferência de renda para garantir e fortalecer uma rede de proteção social, seja na prevenção e no fortalecimento do convívio familiar, da dignidade humana, seja atuando naquelas situações em que os direitos das pessoas já foram violados”, ressaltou André Quintão.
Em entrevista ao podcast do MDS, o secretário lembrou como a atual gestão recebeu o SUAS do governo anterior. “Houve um processo, a partir de 2017, que nós tratamos como uma desconstrução do Sistema, porque houve um desfinanciamento, ou seja, aquilo que os municípios recebiam para manter esse Sistema passou a não ser transferido com regularidade e com o valor muito inferior. Para se ter uma ideia, em 2022 o recurso transferido aos municípios correspondeu a 39% daquilo que efetivamente estava acertado com o Governo Federal”, lamentou.
Segundo André Quintão, agora o empenho é garantir o futuro do SUAS. “A agenda é muito extensa, mas está sendo progressivamente enfrentada, com avanços sociais e essa ação integrada do SUAS, da política do salário mínimo, da política de agricultura familiar e de outras iniciativas, que faz com que o Brasil já colha, no primeiro ano, esses resultados de redução da fome e da pobreza”, observou.
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify , Amazon , Deezer , Apple Podcasts e SoundCloud . O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte