Incra retoma cadastro de quilombolas no território de Invernada dos Negros
O Incra realiza, de 27 a 29 de agosto de 2024, mais uma etapa de cadastro de famílias no território quilombola Invernada dos Negros, localizado entre Campos Novos e Abdon Batista, no Meio Oeste catarinense.
Será mais uma oportunidade para as famílias que ainda não forneceram seus documentos se cadastrarem para receber as políticas de desenvolvimento da reforma agrária, que dão acesso aos créditos do Incra para financiamento de moradias e fomento à produção (modalidades Apoio Inicial, no valor de até R$ 8 mil, e Fomento, de até R$ 16 mil). Cerca de trinta contratos de crédito já foram pagos a famílias quilombolas e outros, já assinados, aguardam a liberação.
Para se cadastrar, é preciso atender ao perfil socioeconômico dos beneficiários da reforma agrária, por isso, não pode se inscrever quem é funcionário público, já foi beneficiário do Incra, tiver terra fora da comunidade suficiente para seu sustento, for empresário, menor de idade ou tiver renda familiar acima de 3 salários mínimos. As regras são válidas para a pessoa que efetuar a inscrição e seu cônjuge.
Os interessados em efetuar o cadastro devem comparecer aos locais com os seguintes documentos: Documento de identificação civil com foto, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Documento comprobatório do estado civil, Certidão de nascimento ou identidade de filhos e dependentes e Extrato do CadÚnico atualizado, fornecido pelo Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura.
Calendário
O trabalho começa no dia 27, terça-feira, no núcleo Pinheiro Chato, das nove da manhã até as quatro e meia da tarde. No 28 (quarta-feira), às nove horas, o cadastro acontece na comunidade de Cândidos e, à tarde, segue para o Arroio Bonito.
No último dia, quinta-feira (29), o atendimento será pela manhã em Corredeiras e à tarde no núcleo Despraiado.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte