Economia

Lula e ministros visitam fábrica da Renault e anunciam nova obra rodoviária

Em São José dos Pinhais, comitiva conhece fábrica que amplia em R$ 2 bilhões os investimentos já anunciados. Durante visita, é assinada ordem de serviço para obras na BR 487

Agência Gov | via Secom
15/08/2024 19:25
Lula e ministros visitam fábrica da Renault e anunciam nova obra rodoviária
Ricardo Stuckert/PR
Lula, ministros e trabalhadores da Renault, no interior da fábrica

No final da tarde desta quinta-feira, 15 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e de outros ministros, visitou a fábrica da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais (PR). Durante a visita, Lula assinou ordem de serviço para o início das obras de novo lote da rodovia da BR-487-PR.

A Renault está completando 25 anos de Brasil. Em seu complexo paranaense, a marca opera em dois turnos de trabalho e emprega cerca de 5 mil funcionários, sendo 3.500 na produção e 1.500 nos postos da administração.  A empresa anunciou recentemente novos investimentos de R$ 2 bilhões no Brasil, em resposta aos projetos Nova Indústria Brasil (NIB) e Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

Durante o evento, Alckmin destacou que os recentes projetos do governo para estimular a indústria automobilística já estão dando resultados no volume de vendas. "O Brasil, neste ano, está vendendo 15% a mais de carros, de veículos", disse.

Lula destacou que recentemente a venda de automóveis havia diminuído à metade do que era comercializado quando ele deixou a Presidência, em 2010. "Sinal de desmotivação, abandono e falta de política governamental", disse. Mas, segundo Lula, o movimento agora é outro.

"As indústrias voltaram a investir no Brasil", disse o presidente, citando, entre alguns exemplos, o anúncio de que a indústria automobilística vai investir R$ 130 bilhões nos próximos anos. Lula também destacou a ação governamental por intermédio do novo PAC que, segundo o presidente, vai injetar cerca de R$ 1 trilhão em novos projetos nos próximos anos.

"Para que a gente possa colocar definitivamente o Brasil no patamar de um país altamente desenvolvido, gerador de oportunidades de trabalho, de bons salários e de distribuição de renda."

Lula citou duas trabalhadoras da Renault, Mara, que está completando 25 anos de empresa, e Isabele, que tem um mês na fábrica, onde ingressou por meio de um programa social de formação de jovens talentos, mantido pelo própria Renault.

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Obras rodoviárias

A assinatura da ordem de serviço para o início do Lote 2A da BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira, projeto a cargo do Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), formaliza a liberação de aproximadamente R$ 322 milhões.

O lote 2A totaliza 37,39 quilômetros — entre o km 56 e o km 93. É o último dos lotes que resta para o fechamento da Estrada Boiadeira. Com a recente federalização da rodovia, ocorrida na semana passada, o Dnit passa a atuar de forma integral na manutenção do Lote 1A, compreendido entre o km 9 e o km 56.

A rodovia BR-487 PR, mais conhecida como Estrada da Boiadeira, foi aberta no início do século passado por tropeiros que traziam gado comprado no Mato Grosso do Sul para engordar no Paraná. Tem seu início no sul do Mato Grosso do Sul, passando pela divisa do Paraná e segue até chegar à BR-373/PR, próximo a Ponta Grossa.

No contexto do sistema viário nacional, a implementação da rodovia reduzirá em 80 km o deslocamento entre as cidades de Naviraí (MS) e Paranaguá (PR) — e no contexto regional, reduzirá em 30 Km o deslocamento entre as cidades de Icaraíma/PR (divisa com MS) e Cruzeiro do Oeste/PR;

A Estrada da Boiadeira é um eixo diagonal, um corredor destinado a unir o Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com polos de serviços e agroindústrias do Estado do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá. Seu traçado apresenta condições para manter baixos os custos operacionais dos caminhões, tornando-se assim, uma estrada atrativa, reduzindo custos de transporte, além de permitir o escoamento da produção agropecuária e desenvolvimento econômico e social da região.

No contexto do sistema viário nacional, a implementação da rodovia reduzirá em 80 quilômetros o deslocamento entre as cidades de Naviraí (MS) e Paranaguá (PR). No contexto regional, trajeto entre as cidades de Icaraíma (PR), na com MS, e Cruzeiro do Oeste(PR) encurtará 30 quilômetros.


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