Ministro do MDA participa de homenagem ao centenário de José Gomes da Silva
Paulo Teixeira foi à Câmara homenagear engenheiro agrônomo, empresário rural e ativista, um dos redatores do Estatuto da Terra e presidente do Incra
O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participou na manhã desta quarta-feira (7/8) de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao centenário de José Gomes da Silva. Engenheiro agrônomo, empresário rural e ativista, José Gomes da Silva foi um dos redatores do Estatuto da Terra e presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em 1985, destacando-se na luta pela reforma agrária e contra a fome.
Durante a cerimônia, que contou com a presença de filhos, netos e bisnetos do homenageado, o ministro destacou a trajetória de Zé Gomes, como era carinhosamente chamado, enfatizando seu papel pioneiro e visionário. "Zé Gomes foi um homem à frente do seu tempo, uma pessoa da elite brasileira que pensou o desenvolvimento do país, a diminuição da desigualdade social e colocou no centro do seu debate o tema da reforma agrária. Ele considerava a divisão da terra fundamental para o desenvolvimento nacional, para a produção de alimentos e para a diminuição da desigualdade social", afirmou Paulo Teixeira.
O ministro também mencionou programas governamentais, como o Terra da Gente, que são, de certa forma, influenciados pelo legado de José Gomes da Silva. "Zé Gomes está na memória da luta contra a desigualdade no país", ressaltou.
José Graziano da Silva, filho do homenageado e diretor geral do Instituto Fome Zero, lembrou a trajetória do pai na luta pela reforma agrária. Ele falou da paixão de José Gomes pela agricultura familiar, destacando a transformação de grandes latifúndios em áreas extremamente produtivas graças à diversidade de cultivos. "Para meu pai, reforma agrária era criar espaços para a agricultura familiar", afirmou Graziano.
A homenagem contou ainda com a presença de amigos, políticos, autoridades, representantes de movimentos sociais e servidores do INCRA, todos reunidos para celebrar o centenário de um dos maiores defensores da reforma agrária no Brasil.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte