Meio ambiente

Na presidência do G20, Brasil propõe mobilização global contra mudanças climáticas

Agência Gov
20/08/2024 16:21
Na presidência do G20, Brasil propõe mobilização global contra mudanças climáticas
Reprodução/Canal Gov

Desertificação, inundações e altas temperaturas. Os desastres naturais estão cada vez mais frequentes no nosso planeta. Durante este ano em que está na presidência temporária do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, o Brasil propõe uma Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima.

Este é tema do quadro Ponto Exato, do jornalista Roberto Camargo, exibido no jornal Brasil em Dia, do Canal Gov.

O jornalista explica que o objetivo é fazer com que os países façam esforços conjuntos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e evitar o aumento da temperatura do planeta.

Uma das propostas é levantar recursos para o combate às mudanças climáticas. Países desenvolvidos, que poluem mais, financiariam ações para aliviar esses impactos nos países em desenvolvimento, que são os que mais sofrem com a crise.

Com esses recursos, investir em novas pesquisas e encontrar soluções para antecipar catástrofes. Clique na imagem e assista.

49cf58c1-dd0b-4d8c-8694-f46fec7242fc.jfif

Acordo de Paris

A Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima tem relação com o cumprimento das metas do Acordo de Paris. O acordo foi estabelecido na COP 21. E prevê o engajamento dos países em conter o aumento da temperatura global em não mais que 1,5 grau centígrado neste século na comparação com a era pré-industrial (final do século 18). Para isso, o acordo exigiu o comprometimento dos 55 países maiores emissores de gases de efeito estufa. Neste contexto, a participação do setor privado é vista como essencial para preencher essa lacuna e garantir a implementação de tecnologias e infraestruturas sustentáveis.


Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou



A reprodução é gratuita desde que citada a fonte