Maior programa social da aviação brasileira, Voa Brasil tem impulsionado os destinos regionais
Lançado há 50 dias para aposentados do INSS, programa teve mais de 600 opções de trechos e atendeu cerca de 70 cidades pelo país
Com o objetivo de inserir novos passageiros no setor aéreo, o Voa Brasil, maior programa de inclusão social da aviação civil criado pelo Governo Federal, tem alcançado resultados importantes desde que foi lançado, há cerca de 50 dias, pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O programa tem ajudado a fomentar o turismo nacional e impulsionar a aviação regional. Prova disso é que o número de cidades atendidas cresceu 16%, passando de 60 no início deste mês para 70. Desse total, 39 aeroportos, cerca de 56%, estão localizados em cidades de médio e pequeno porte.
Com passagem por até R$ 200 o trecho, os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contam opções de voos para cidades de todos os estados brasileiros. Até o momento, foram reservadas cerca de 10 mil passagens na plataforma do programa. Vale destacar que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apesar de representar mais de 10% da população, pessoas com mais de 65 anos compõem apenas 2% dos passageiros em voos comerciais no Brasil.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Voa Brasil está contribuindo para a ampliação do número de passageiros no modal aéreo. “Esse é um programa que foi construído com muito diálogo e não envolve recurso público para a oferta dos bilhetes, num debate de sensibilização com as empresas aéreas. A gente quer incluir brasileiros que não viajam pelo Brasil. Turistas que possam voar para visitar parentes, rever amigos, conhecer de Norte a Sul o nosso país”, indicou.
Aviação regional
Os grandes centros urbanos têm sido os principais destinos dos aposentados atendimentos pelo programa. No entanto, as cidades médias e pequenas, que atendem normalmente à aviação regional, têm ganhado cada vez mais adeptos do público-alvo. Nesse recorte, Santarém (PA), Porto Seguro (BA), Campinas (SP), Sinop (MT) e Foz do Iguaçu (PR) estão entre os destinos mais procurados, conforme indica a tabela abaixo.
Cidades regionais mais procurada
Norte |
Nordeste |
Sudeste |
Centro-Oeste |
Sul |
Santarém |
Porto Seguro |
Campinas |
Sinop |
Foz do Iguaçu |
Marabá |
Juazeiro do Norte |
Uberlândia |
Bonito |
Caxias do Sul |
Altamira |
Petrolina |
Montes Claros |
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Navegantes |
Principais destinos
Os destinos mais procurados neste início de programa foram São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Cerca de 45% dos voos foram para o Sudeste e 40% para o Nordeste. A cidade mais procurada pelos aposentados foi São Paulo, que recebeu o equivalente a quase 20 aeronaves lotadas neste período, vindos de 47 outros municípios. O Rio de Janeiro foi o segundo destino mais procurado, recebendo o equivalente a mais de sete aeronaves Embraer (195-E2) de 25 cidades.
A capital cearense foi a cidade mais procurada do Nordeste pelos beneficiários do programa. Um em quatro bilhetes vendidos para a região, neste primeiro mês de funcionamento, foi para aeroportos do estado (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Jericoacoara). O número de aposentados que voaram para Fortaleza desde o início do programa Voa Brasil seria suficiente para lotar mais de seis aeronaves.
Cidades mais procuradas por região:
Norte |
Nordeste |
Sudeste |
Centro-Oeste |
Sul |
Manaus |
Fortaleza |
São Paulo |
Brasília |
Curitiba |
Belém |
Recife |
Rio de Janeiro |
Goiânia |
Foz do Iguaçu |
Santarém |
Salvador |
Belo Horizonte |
Campo Grande |
Florianópolis |
O Voa Brasil funciona por meio de uma parceria do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com as principais aéreas brasileiras e não envolve subsídio governamental para a oferta dos bilhetes, funcionando com base na oferta de assentos ociosos de cada companhia aérea aos beneficiários do programa. Os trechos disponíveis são apresentados em uma plataforma exclusiva aos aposentados ( www.gov.br/voabrasil ). No primeiro momento, o programa é destinado a aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS), independentemente da faixa de renda, que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Próxima fase
A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, no qual serão beneficiados os estudantes de instituições de ensino público. “Estamos trabalhando para organizar a segunda fase do Voa Brasil, no qual a gente avalia a possibilidade de incluir alunos do Pronatec, do Prouni, e outros segmentos da juventude brasileira”, disse Costa Filho.
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