Saúde

'Favela e Ciência' destaca papel da música na cidadania e na saúde em Manguinhos

Alunos, professor Raminson dos Santos e coordenadora da Escola de Música de Manguinhos explicam como a cultura tem papel determinante social e de saúde

Agência Gov | Via Fiocruz
23/09/2024 13:10
'Favela e Ciência' destaca papel da música na cidadania e na saúde em Manguinhos

O podcast Favela e Ciência lançou nesta segunda-feira (23) o episódio “Escola de Música de Manguinhos: a melodia entre cultura, cidadania e saúde” no Spotify. A faixa foi produzida a partir da cobertura da apresentação trimestral das turmas da Escola de Música de Manguinhos, iniciativa do Espaço Casa Viva/RedeCCAP presente desde 2003 no território. A partir de diferentes depoimentos, o episódio traça um paralelo entre o papel da arte e da cultura nas favelas e a promoção de cidadania e saúde.

A Escola de Música de Manguinhos (EMM) atende crianças e adultos e se dedica ao ensino coletivo e crítico da música, oferecendo oportunidades de formação de grupos e solistas no território. O projeto teve apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 2008 até 2018, quando passou por uma transição para uma coordenação colegiada. A mudança permitiu que professores, alunos e equipes administrativos e pedagógica trabalhassem em conjunto na construção e consolidação da escola.

Para o episódio foram ouvidos os alunos Matheus Honório e Vera Lourdes, o professor Raminson dos Santos e a coordenadora Elizabeth Campos, que destacou o papel da cultura como determinante social de saúde. “A cultura como promoção da saúde está para além de um simples diagnóstico, que muitas vezes é dado nua e cruamente em cima de um sintoma. Então, aprender a olhar um cidadão como um todo, em busca da cura, seja pela questão da saúde mental, seja na questão da saúde física e psicossocial, deve ser o olhar de promoção”, disse Elizabeth.

Acesse o episódio aqui.

O podcast Favela e Ciência é uma produção da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e conta com a parceria do Museu da Vida desde a sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries. Acesse todos os episódios aqui.

 

Link: https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/09/novo-episodio-do-podcast-favela-e-ciencia-destaca-o-papel-da-musica-na-cidadania-e
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte