Turismo

No Dia das Pessoas Idosas, MTur reforça orientações ao atendimento de turistas 60+

Órgão disponibiliza cartilha digital que ajuda os prestadores de serviços do setor proporcionar uma recepção adequada ao público desta faixa etária no Brasil

Agência Gov | Via MTur
01/10/2024 18:23
No Dia das Pessoas Idosas, MTur reforça orientações ao atendimento de turistas 60+

Esta terça-feira (1° de outubro) marca a passagem da data alusiva à importância de uma parcela da população que contribui fortemente para movimentar os destinos turísticos nacionais. Trata-se do Dia Internacional das Pessoas Idosas e do Dia Nacional Idoso, que celebram as conquistas do público com mais de 60 anos de idade e buscam aumentar a consciência quanto aos desafios do envelhecimento, entre outros objetivos.

Para ajudar a garantir a adequada recepção desse público no Brasil, o Ministério do Turismo disponibiliza a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos”. O guia reúne orientações úteis a prestadores de serviços do ramo, como identificar necessidades específicas; tratar esse público com dignidade e respeito, e fazer que ele tenha prazer em viajar - principalmente durante a baixa temporada, quando há menos fluxo nos atrativos turísticos. (Acesse AQUI a cartilha)

A publicação também indica a necessidade de se ouvir e aprender com as experiências de turistas idosos, além de estimular a participação dessas pessoas em atividades recreativas, de modo a aumentar a sensação de bem-estar físico. Outras recomendações incluem proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades, além de posturas como consideração, compreensão e amabilidade, a fim de permitir que o visitante 60+ se sinta acolhido.

ADAPTAÇÕES - O guia aponta a relevância de itens de segurança, a exemplo de pisos antiderrapantes e da existência de corrimões em escadas. Áreas de lazer, de ginástica, saunas, auditórios, salas de jogos e convenções devem ser acessíveis, de modo a transmitir segurança. No caso de piscinas, recomenda-se que o acesso à água ocorra por meio de degraus, rampas ou equipamentos de transferência, bem como a instalação de barras de apoio nas bordas internas.

Quanto a meios de transporte, a cartilha lembra que a legislação brasileira assegura assentos preferenciais, meios de acesso devidamente sinalizados e espaços específicos de atendimento em terminais, estações e pontos de parada de veículos. A garantia de acessibilidade nos meios de transporte engloba adequações como o nivelamento do piso entre ônibus e calçadas, além da previsão de lugares especiais a passageiros idosos.

INCENTIVO - O MTur desenvolve várias ações a fim de estimular o brasileiro - incluindo turistas 60+ - a viajar pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas que engloba o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em várias cidades. Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas.

DATAS - A designação do Dia Internacional das Pessoas Idosas ocorreu no ano de 1990, durante Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2020, a ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável, uma colaboração global, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que reúne governos, sociedade civil e iniciativa privada em prol de melhorias a pessoas com mais de 60 anos. Já o Dia Nacional do Idoso foi instituído pela Lei nº 11.433/ 2006.

Link: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/no-dia-das-pessoas-idosas-mtur-reforca-orientacoes-ao-atendimento-de-turistas-60
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