'PodG20 Social': 2º episódio aborda transição energética e enfrentamento ao negacionismo
Mesacast com os principais assuntos que a sociedade quer discutir na Cúpula do G-20, "PodG20 Social" exibe segundo episódio nesta segunda (14/10)
O segundo episódio do mesacast PodG20 Social desta segunda-feira (14/10) recebe o coordenador da força-tarefa de Transição Energética pelo Grupo de Engajamento de Science (S20), Alvaro Toubes Prata, a assessora da coordenação do Grupo de Engajamento, Parlamento (P20) pelo Senado Federal, Flora Vargas, e o coordenador do Grupo de Engajamento Parlamento (P20) pela Câmara dos Deputados, Nilo Dytz Filho.
Os grupos repercutem como foram os debates em relação aos temas mais discutidos nesse processo do G20 Social. Confira:
Enfrentar o negacionismo
Com o lema do grupo, “Ciência para a transformação mundial e o enfrentamento do negacionismo”, Álvaro Prata, do Science (S20), relata que vivemos no Brasil hoje um crescimento e fortalecimento dos valores científicos, mas que, do ponto de vista da humanidade, sempre houve e sempre haverá questionamentos. Afirma que o oposto à ciência são a ignorância e o obscurantismo negacionista, que têm sido muito prejudiciais ao planeta.
Representatividade feminina
Falando sobre representatividade feminina e violência política, a representante do Senado Federal, Flora Vargas, disse que o assunto ainda é um desafio. Que no Senado, dos 81 senadores apenas 14 são senadoras.
Que em 2021, o Senado criou a lei 14.192, que alterou o código eleitoral, tornando crime a violência política de gênero. No entanto se verifica que a lei é muito pouca aplicada.
O representante da Câmara dos Deputados Nilo Dytz Filho, falou sobre a reunião das parlamentares, ocorrida em Maceió/AL no último mês de julho, reunião que teve a importante presença de parlamentares de todos os continentes. Que o elemento comum da reunião foi de que devemos ter mais mulheres nos espações de poder.
Negociação com os Sherpas do G20
Sobre a negociação com os Sherpas do G20, o representante do S20, Álvaro Prata, colocou que a possibilidade de levar as demandas sociais para um fórum de decisão tão importante como a reunião dos sherpas do G20, amplia a possibilidade do progresso social. (Entenda o significado das Trilhas de Sherpas e seus grupos de trabalho.)
Para o P20, foi muito enriquecedor ouvir e interagir com os sherpas de todos os Países.
Transição Energética
Para Prata, do S20, hoje existe uma conscientização crescente de que precisamos fazer a transição energética para beneficiar a sustentabilidade do planeta. Para minimizar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Cada vez é mais presentes os impactos associados as mudanças climáticas. Informou, que o conceito de transição energética defendido pelo Brasil e aceito pelos países do G20 é de uma transição energética onde cada um fará a sua parte, respeitando o meio ambiente, os valores sociais, e a inclusão de todos.
Para o P20 a transição energética tem que se dar, pensando nas pessoas. Os parlamentos tem atuado com o enfoque do desenvolvimento sustentável. Sob as dimensões, ambientais, econômicas e sociais. Que o parlamento Brasileiro tem atuado no sentido da criação de marcos regulatórios, como o do hidrogênio verde e biocombustível.
Flora Vargas, do Senado, informou que foi reservado um espaço, na cúpula do P20 que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro em Brasília, para a discussão de como o parlamento pode contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Inteligência Artificial
Conforme Prata, representante do S20, a inteligência artificial é uma mudança muito disruptiva e existe toda uma preocupação com a regulamentação e controle do uso da inteligência artificial, para que não perca o controle do uso para malefícios. É necessário que a inteligência artificial, possa representar novas oportunidades para as sociedades. Que foi possível avançar num consenso de recomendações, de sugestões e ações a serem perseguidas por todos.
De acordo com os representantes do P20, tramita no Senado projeto de lei que busca ser um marco regulatório da inteligência artificial. Na câmara tem promovido debates e audiências públicas sobre o tema.
A cada semana o PodG20 Social trás um tema diferente e com convidados especiais, abrindo diálogo entre a Secretaria-Geral da Presidência, que coordena o G20 Social, e diferentes grupos de engajamento e da sociedade civil.
MESACAST PODG20 SOCIAL
Canal GOV
• Segunda-feira, 14 de outubro, às 19h30
Reprises
• Terças: 9h e 13h
• Quartas: 18h15
• Quintas: 7h
• Sextas: 19h30
• Sábados: 8h e 15h
• Domingos: 12h30 e 19h
Rede Gov no Spotify
• Segunda às 10h
Também disponível no Youtube do Canal Gov e no Portal da Rádio Gov.
• Confira aqui o 1ºepisódio com grupos Juventude e Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte