Planejamento lança painel Orçamento em Números com os principais dados para 2025
Este ano o painel também conta com informações do Orçamento Cidadão, proporcionando ainda mais transparência e controle social

A Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO) publicou nesta segunda-feira (14/10) a edição do painel interativo Orçamento em Números , para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 - PLOA 2025. O painel oferece uma visão panorâmica e sintética dos principais números do projeto, facilitando assim o acesso da sociedade às informações, ampliando a transparência e estimulando o controle social. Este ano, além das páginas de Ação Governamental e de Cenário Fiscal , o painel inova com a apresentação da página Versão Cidadã , uma página que apresenta as principais informações do Orçamento Cidadão.
Essa é mais uma iniciativa da Secretaria para facilitar o acesso do cidadão às informações do projeto orçamentário e ampliar o alcance do painel por meio de uma linguagem mais simples, como a do Orçamento Cidadão. Na página Versão Cidadã, o cidadão encontrará informações sobre o processo orçamentário, o total de recursos por esfera orçamentária, as despesas primárias dos orçamentos fiscal e da seguridade social, bem como uma visão das Agendas e Ações Transversais.
A página de Ação Governamental apresenta uma visão das estratégias governamentais, apresentando informações sobre a destinação dos recursos por esfera orçamentária, as despesas (organizadas por função governamental e por órgãos orçamentários), além de uma visão dos montantes destinados às agendas transversais e às metas e prioridades para 2025.
Esse ano, a página permite ao usuário selecionar como visualizar as informações da despesa primária, se bruta ou líquida de transferências. Já a página de Cenário Fiscal, apresenta as projeções de receitas e despesas em que o PLOA 2025 se insere, tais como: Resultado Primário, Transferências da União, Meta Fiscal, Limite de Gastos, Pisos Constitucionais, Emendas Parlamentares e Gastos Tributários.
Nesse ciclo, a página também traz mais detalhes sobre a metodologia de cálculo do resultado primário, a destinação das despesas discricionárias, informações sobre a Regra de Ouro e detalhes sobre o cálculo de ajuste dos limites por Poder, conforme as regras do Regime Fiscal Sustentável.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte