Energia solar chega a mais uma comunidade Yanomami
Mais de quatro mil indígenas das comunidades já foram beneficiados com o kit solar. A comunidade de Uraricoera é a 10ª beneficiada com a ação
Mais de quatro mil indígenas das comunidades Ketaa, Kataroa, Pewaú, Uxiú, Alto Mucajaí, Missão Catrimani, Hokolassimu, Maiá, Inambu e agora Uraricoera foram beneficiados com o kit solar instalado pelo Governo Federal para levar energia às Unidades Básica de Saúde Indígena (UBSI) e beneficiar, assim, a população local. Aproximadamente 156 pessoas serão atendidas com a nova tecnologia instalada na região de Uraricoera.
Com iluminação e eletricidade para equipamentos médicos, redução de custos e melhoria da qualidade de vida para a comunidade indígena. O kit de energia solar minimiza os impactos ambientais, sendo uma fonte de energia renovável.
O projeto é uma parceria dos Ministérios da Saúde e de Minas e Energia e da distribuidora local Roraima Energia, visando fornecer iluminação sustentável para as comunidades indígenas, que atualmente utiliza geradores. Também atuaram nesta realização órgãos como o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI) e as Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo do Estado de Roraima.
O Comando Conjunto CATRIMANI II do Exército Brasileiro forneceu apoio logístico no transporte de placas fotovoltaicas.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte