Social e Políticas Públicas

Ministro Wellington Dias visita Senai Cimatec em Salvador

Titular do MDS participou de reunião com autoridades e membros da sociedade civil nesta segunda-feira (25.11), para conhecer as tecnologias desenvolvidas pela unidade

Agência Gov | via MDS
25/11/2024 15:11
Ministro Wellington Dias visita Senai Cimatec em Salvador
Roberta Aline/MDS
Ministro visita o Cimatec

Cumprindo agenda oficial na Bahia, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, iniciou a manhã desta segunda-feira (25.11), com uma reunião no Senai Cimatec de Salvador. O evento contou com autoridades e profissionais da instituição que falaram sobre os projetos desenvolvidos que beneficiam os brasileiros de baixa renda.

O titular do MDS conheceu as instalações da unidade e enfatizou o quanto o trabalho da Cimatec favorece o país. “A Cimatec é uma referência para o Brasil e para o mundo na área de tecnologias avançadas e de desenvolvimento para o mundo real”, disse. “Hoje, abrimos caminhos para celebrarmos um (futuro) termo de cooperação, entre a Cimatec e o MDS, para que tenhamos um acompanhamento mais eficiente da rede de proteção social e para continuarmos tirando as pessoas da fome e da extrema pobreza. Saio desta reunião bastante animado com todas as possibilidades que vi aqui”, avaliou.

No encontro, Wellington Dias destacou também as ações do governo para tirar o Brasil do Mapa da Fome. “Chegamos a maior classe média da nossa história. “Estamos tirando da pobreza e da extrema pobreza e levando as pessoas para a classe média, garantindo que sejam pessoas saudáveis e que haja abertura de portas pela educação”, pontuou.

O ministro recordou que o primeiro cartão do Fome Zero foi entregue no Piauí. “O garoto que recebeu o cartão do programa  hoje é advogado de causas sociais. Foram milhões de pessoas que saíram e não voltaram para a situação de pobreza”, comemorou. “Sustento a tese de que o social deve ser integrado com o econômico. Precisamos garantir que exista um caminho para o trabalho”, acrescentou.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, destacou o papel do centro de tecnologia para o desenvolvimento da região. “Aqui, nós formamos pessoas. Temos cursos, mestrado e doutorado. Essas pessoas formadas aqui alimentam nossos projetos de pesquisa”, avaliou.

Além disso, Passos lembrou que há oportunidades para os brasileiros que estão em vulnerabilidade social. “Disponibilizamos vagas para bolsistas estudarem de forma gratuita e eles são escolhidos pelo perfil socioeconômico. Estamos construindo um Brasil mais igual”, concluiu.

Senai Cimatec

O Senai Cimatec é considerado um dos mais avançados ecossistemas de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil, especializado em desenvolver educação, pesquisas e soluções para a Indústria e para micro, pequenas e médias empresas industriais. Os Centros Tecnológicos contam com  44 áreas de competência, entre elas: robótica e automação, energia e sustentabilidade, saúde, alimentos, software e supercomputação.

A sede em Salvador, conta com mais de 1.300 profissionais, a instituição, sem fins lucrativos, possui infraestrutura multicampi que integra Centros Tecnológicos, Educação Profissional e um Centro Universitário, com cursos de graduação, especializações, programas de mestrado e doutorado.

Por MDS

 

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/ministro-wellington-dias-visita-senai-cimatec-em-salvador
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte