Tecnologia

Nos 50 anos da Dataprev, ministra Esther Dweck destaca papel central da empresa pública na transformação digital do Brasil

Ao longo do mês, a empresa tem realizado uma rodada de celebrações. Programação pelo cinquentenário incluiu debates, homenagem a empregados e seminário técnico sobre Inteligência Artificial

Agência Gov | Via MGI
14/11/2024 18:25
Nos 50 anos da Dataprev, ministra Esther Dweck destaca papel central da empresa pública na transformação digital do Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou, nessa quarta-feira (13/11), em Brasília, de mais uma celebração dos 50 anos da Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). No evento, realizado na sede da Dataprev em Brasília, ela destacou o papel da empresa pública na digitalização dos dados dos brasileiros e o importante desempenho da Dataprev à frente de alguns dos maiores bancos de dados e sistemas de processamento de benefícios sociais do mundo.

A ministra compartilhou que sua admiração pela entidade é antiga e que o fato de ser uma entidade totalmente pública, que vem resistindo às ameaças de privatização, é motivo de orgulho dos brasileiros. “Temos, no Brasil, uma empresa pública de tamanha qualidade, que jamais podemos pensar em perdê-la para uma privatização”, defendeu.

De acordo com Esther Dweck, a Dataprev ajudou a tornar real a meta do MGI de ter um governo digital, fazendo com que o cidadão não precise dar informações ao governo, pois o Estado conhece suficientemente a população brasileira para fornecer os serviços de que precisam, por meio de seu sistema de banco de dados.

“O governo atual tem valorizado a Dataprev, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas. A atuação ímpar da Dataprev na tragédia do Rio Grande do Sul foi um exemplo claro do excelente trabalho que a empresa presta nesses 50 anos de existência. É um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro”, reforçou.

Segundo a ministra, as cinco décadas de atuação da Dataprev mostram sua total possibilidade de contribuir com a missão do MGI, sendo um grande instrumento para apoiar um processo forte e seguro de transformação digital no Brasil. “Queremos fazer com que o governo digital brasileiro seja reconhecido pela população como de excelência, que seja de fácil entendimento e que tenha todo um processo de inclusão digital”, defendeu Dweck.

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, agradeceu a todos pela presença na celebração dos 50 anos e reforçou como é necessário a atuação de cada equipe que compõe a empresa para garantir que serviços essenciais sejam prestados ao cidadão. “Ressalto o apoio prestado pelo MGI para que a Dataprev exerça o seu potencial de trabalho com os dados de cada brasileiro”, enfatizou.

Além dos empregados, também estiveram presentes na celebração autoridades de órgãos clientes e parceiros estratégicos da Dataprev como INSS, Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Arquivo Nacional, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Telebrás, além de conselheiros da empresa e gestores que atuam na Prevdata.

Dataprev

Fundada em 4 de novembro de 1974, a Dataprev é uma empresa pública orientada pela missão de prover soluções digitais para o exercício da cidadania, fornecendo soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado brasileiro. Estão entre os serviços prestados o processamento mensal de 37 milhões de benefícios previdenciários, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Abono Salarial e do Seguro-Desemprego.

*Com informações da Dataprev

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/nos-50-anos-da-dataprev-ministra-esther-dweck-destaca-papel-central-da-empresa-publica-na-transformacao-digital-do-brasil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte