Ciências

UnB inaugura Centro Integrado de Pesquisa em Inteligência Artificial

Unidade vai desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas e promover serviços técnicos especializados de educação continuada, com foco em Inteligência Artificial

Agência Gov | via MCTI
08/11/2024 15:55
UnB inaugura Centro Integrado de Pesquisa em Inteligência Artificial
Divulgação

Na próxima segunda-feira, 11 de novembro, será lançado o Centro Integrado de Pesquisa em Inteligência Artificial (CenIA) da Universidade de Brasília. Esta nova unidade terá como objetivos principais o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, a prestação de serviços técnicos especializados e a promoção de educação continuada, todos focados em Inteligência Artificial e áreas correlatas.

Segundo a UnB, as áreas de pesquisa no CenIA refletirão uma síntese das linhas de estudo de pesquisadores envolvidos com Inteligência Artificial (IA) em ensino, pesquisa e extensão. Assim, as linhas específicas de pesquisa serão dinâmicas, moldando-se à expertise dos professores e pesquisadores que integrarem a iniciativa.

O secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,Henrique Miguel, acredita que o CenIA representará um marco para o desenvolvimento de IA na UnB - e no Brasil -, aproveitando as competências já consolidadas pela Universidade. "Serão várias mentes brilhantes trabalhando juntas, em um ambiente colaborativo, buscando encontrar os melhores usos da IA em benefício da população brasileira", declarou.

O evento de lançamento contará com a presença de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital (SETAD), além de diversos docentes, convidados e autoridades com atuação relevante na área de Inteligência Artificial. O lançamento será dia 11, às 14h30, no Auditório da Reitoria.

Link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/11/unb-inaugura-o-centro-integrado-de-pesquisa-em-inteligencia-artificial-cenia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte