Anunciados os vencedores do Prêmio Bicicleta Brasil
Iniciativa do Ministério das Cidades premia seis categorias em iniciativas como “Projetos, Planos, Programas e Urbanização” e “Fomento à Cultura da Bicicleta”
O Ministério das Cidades divulgou as iniciativas vencedoras do Prêmio Bicicleta Brasil. Das seis categorias, quatro renderão R$ 50 mil às instituições responsáveis: “Segurança Viária”, “Sistemas de Informação e Redes”, “Mobilização e Incidência Política” e “Fomento à Cultura da Bicicleta”. Nas outras duas, “Projetos, Planos, Programas e Urbanização” e “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, os vencedores receberão, além dos troféus, uma menção honrosa.
Conheça as iniciativas campeãs
Na categoria “Segurança Viária”, o “Mobilidade em transformação: Assistência Técnica para o Boulevard Beira Rio” , do Cidade Ativa, de São Paulo, foi o vencedor. A instituição ofereceu apoio a um projeto de mobilidade urbana voltado ao incentivo ao uso da bicicleta, à segurança viária e à ampliação de espaços de pedestres na capital paulista.
Já na categoria “Sistema de Informação e Redes”, o “CicloMapa” , fruto da parceria entre a União dos Ciclistas do Brasil e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, ficou com o primeiro lugar. A plataforma tem como objetivo facilitar o acesso a dados de infraestrutura cicloviária nas cidades brasileiras.
No Norte do país, o Coletivo ParáCiclo, de Ananindeua, no Pará, venceu a categoria “Mobilização e Incidência Política” graças ao projeto “Perifa na Pista” . A iniciativa incentiva mulheres a fazer deslocamentos nas periferias da Região Metropolitana de Belém usando a bicicleta como o principal meio de transporte.
Do Norte para o Sudeste, a “Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro” , do Rio de Janeiro, é de responsabilidade da Associação Transporte Ativo e ganhou a categoria “Fomento à Cultura da Bicicleta”. A pesquisa tem como objetivo gerar dados capazes de impulsionar a construção de políticas públicas que promovam o uso da bicicleta nas cidades.
No Nordeste, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza foi campeã da categoria “Projetos, Planos, Programas e Urbanização” com o “Pedala Mais” . A nova política cicloviária da capital cearense foca em aumentar a segurança e o conforto para quem pedala, além de expandir e diversificar o público nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.
Fecha a lista o projeto “Ciclomobilidade: Pedalando para o futuro” , do Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, de Campina Grande do Sul, Paraná, que terminou em primeiro lugar na categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”. O projeto é voltado à recomposição da aprendizagem dos alunos, em meio ao incentivo ao uso da bicicleta como transporte menos poluente e valorização do meio ambiente, inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
O que é o Prêmio Bicicleta Brasil?
O Prêmio Bicicleta Brasil é uma iniciativa de valorização, fomento e premiação de boas práticas que incentivem o uso da bicicleta no território nacional. Foram habilitados para concorrer ao prêmio 76 projetos técnicos, científicos ou artísticos que objetivam a melhoria das condições de mobilidade nas cidades.
Para outras informações, acesse as páginas do Prêmio Bicicleta Brasil e do Programa Bicicleta Brasil .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte