Social e Políticas Públicas

Fala MDS: prioridade do Governo Federal, combate à fome apresenta grandes resultados

Programa reuniu cortes de entrevistas realizadas ao longo de 2024 sobre temas importantes. Primeiro episódio aborda o trabalho do Brasil pela segurança alimentar e a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Agência Gov | Via MDS
19/12/2024 16:15
Fala MDS: prioridade do Governo Federal, combate à fome apresenta grandes resultados

O Fala MDS levou ao público 18 entrevistas em sua temporada de estreia. De agosto a dezembro deste ano, o mesacast ouviu representantes do Governo Federal sobre diferentes temas e um deles, em especial, foi abordado em boa parte das conversas: o combate à fome no Brasil e no mundo, os desafios e as conquistas alcançadas entre 2023 e 2024.

Falaram sobre o assunto o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o representante no Brasil da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jorge Meza; a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity; e a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lillian Rahal. Eles expuseram a realidade encontrada em 2023, as ações para mitigar o problema e comentaram sobre os primeiros resultados.

Para recordar estas entrevistas, o videocast apresenta um copilado com trechos importantes das falas destas autoridades. “Infelizmente desmantelam as políticas e tivemos mais a pandemia e o resultado: a pobreza e a extrema pobreza e também a fome voltaram a crescer no Brasil. Cheguei no ministério com 33 milhões e 100 mil pessoas na fome”, recordou o ministro Wellington Dias.

“Nós não podemos falar para uma pessoa pobre, em situação de fome, que aguarde para que o país melhore para ela poder se alimentar”, enfatizou Jorge Meza.

“Além do Plano Brasil Sem Fome a gente tem uma política econômica que visa também a redução da desigualdade, a geração de empregos, que teve um impacto muito importante para a gente conseguir esse resultado muito expressivo e único”, destacou a secretária Valéria Burity sobre a saída de mais de 24,4 milhões de pessoas da situação de insegurança alimentar grave no Brasil em 2023.

“Nós estamos implementando a Estratégia Alimenta Cidades, que é uma estratégia de olhar para os sistemas alimentares urbanos das maiores cidades brasileiras”, explicou a secretária Lilian Rahal, em comentário sobre as ações e políticas que estão saindo do papel e transformando a realidade da população mais vulnerável.

O Fala MDS é um videocast produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Assessoria de Comunicação do MDS. Os 18 episódios da primeira temporada foram transmitidos pelo Canal Gov, entre os meses de agosto e dezembro. Todo o conteúdo está disponível nos canais do YouTube: @canalgov e @mindesenvolvimento.

Podcast

O compilado dos episódios da primeira temporada do Fala MDS também está no podcast, disponível nas em SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país.

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/fala-mds-prioridade-do-governo-federal-combate-a-fome-apresenta-grandes-resultados
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte