Wellington destaca na Voz do Brasil Política Nacional de Cuidados e redução da pobreza
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) detalha os assuntos em entrevista nesta quinta (5/12). Confira a partir das 19h, no Canal Gov
O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (5/12) o Projeto de Lei 5.791/2019, que cria a Política Nacional de Cuidados. O texto segue agora para sanção presidencial. Para falar sobre o assunto, o programa A Voz do Brasil, desta quinta, conversa com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, a partir das 19h.
A política estabelece que o cuidado seja tratado como um direito de todas as pessoas, com responsabilidade compartilhada entre homens e mulheres e entre as famílias, a comunidade, o setor privado e o Estado. O objetivo é aliviar a sobrecarga que historicamente recai sobre as mulheres, promovendo a equidade de gênero.
O texto inclui ainda o compromisso do Estado em promover trabalho decente para as trabalhadoras e os trabalhadores do cuidado, majoritariamente representadas pelas trabalhadoras domésticas.
Redução da pobreza
Ainda em entrevista, Wellington Dias vai falar sobre a redução da pobreza e da extrema pobreza apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. De 2022 a 2023, o percentual da população do país abaixo da linha de pobreza adotada pelo Banco Mundial (US$ 6,85 PPC por dia ou R$ 665 por mês) caiu de 31,6% para 27,4%. Foi a menor proporção desde 2012.
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta quinta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte