Ação do governo no combate aos incêndios florestais é destaque da Voz do Brasil desta sexta (31)
Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, detalha o assunto, ao vivo, a partir das 19h
Devido às mudanças climáticas cada vez mais frequentes e extremas, o Governo Federal vem criando medidas para prevenir e minimizar os problemas causados pelos fenômenos da natureza e ações humanas, inclusive as criminosas. Para detalhar as ações federais, A Voz do Brasil desta sexta-feira (31/1) recebe o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, para entrevista, ao vivo, a partir das 19h.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 2024, 58% do território nacional foi afetado pela seca. Em cerca de um terço do país, o cenário foi de seca severa, acarretando queimadas, sobretudo no Pantanal e na Amazônia.
Para potencializar o enfrentamento aos incêndios florestais, o Governo Federal recebeu, neste mês de janeiro, sete novos helicópteros modelo AW119 — aeronave conhecida como Koala — para garantir mais eficiência e agilidade nas operações. A nova frota também vai auxiliar no combate ao garimpo ilegal.
Segundo o Ibama, para reforçar ainda mais as operações no período crítico de queimadas, está em andamento a contratação de mais cinco helicópteros para emprego sazonal e um avião para deslocamento de pessoal e equipamentos em regiões de difícil acesso.
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta sexta, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte